Você tem em casa um móvel ou uma peça de madeira que foi atacada por cupins? Com certeza já ouviu dizer ou leu que existem fórmulas caseiras para combater o problema: óleos, tintas, essências naturais etc. Infelizmente, os especialistas garantem que nada disso funciona. A única alternativa, nesses casos, é chamar uma empresa de dedetização, que tem as condições técnicas adequadas para eliminar os cupins, sem aumentar o problema. Veja os cuidados necessários para a
contratação desse serviço.
Cuidados
É simples entender por que as fórmulas caseiras para eliminar cupins não funcionam: essa praga é muito resistente e para combatê-la de forma eficaz são necessários produtos muito específicos, que só podem ser manipulados por profissionais. Para salvar aquele móvel precioso, ou evitar que a infestação de cupins comprometa outros locais e objetos dentro de casa, é melhor contratar uma empresa especializada em dedetização.
No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas:
1. Origem dos produtos
É importante saber se os produtos utilizados pela empresa têm registro no Ministério da Saúde e se a contratada tem alvará de funcionamento. Evite empresas que não podem comprovar a origem de seus produtos. Alguns venenos são proibidos no Brasil e utilizados de maneira clandestina.
2. Pesquise
Para encontrar a empresa de dedetização mais adequada, pesquise em sites de reclamação, no Procon e na Defesa do Consumidor. Procure referências – amigos, familiares, outros consumidores –, para verificar a idoneidade de quem será contratado.
3. Meio ambiente
Prefira empresas que apliquem produtos e técnicas ecologicamente corretos, que não agridem o meio ambiente, nem você e sua família.
4. Garantia
A empresa deve informar sobre o prazo de garantia, caso a praga retorne, e se haverá dedetizações adicionais, caso os cupins não sejam eliminados na primeira tentativa.
5. Identificação
Só aceite empresas cujos profissionais trabalhem uniformizados e com crachás de identificação. Esse é um claro indício de profissionalismo. A empresa que
descuida desse aspecto pode também descuidar na aplicação dos produtos.
Prevenção
Apesar de o combate ao cupim ser feito apenas por empresa especializada, há alguns cuidados que você pode tomar para prevenir que essa praga apareça na sua casa:
. Instale telas de proteção nas janelas para evitar que os insetos entrem – especialmente em dias de chuva.
. Inspecione móveis, portas e janelas de madeira periodicamente. Tome providências ao primeiro sinal dos insetos.
. Use madeiras tratadas ou naturalmente resistentes, como ipê, maçaranduba, peroba, jacarandá e aroeira.
. Evite guardar livros em estantes de madeira: opte por móveis de metal.
. Use tintas e vernizes na parte externa dos móveis e molduras de quadros para tapar brechas.
. Não acumule caixotes ou outros objetos de madeira, principalmente em lugares úmidos.