Os eleitores da Paraíba elegeram, neste domingo (2), Efraim Filho (União Brasil) como senador pelos próximos oito anos. Ele integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Daniella Ribeiro (PSD) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília) e a contagem indicou que o candidato levou 30,82% dos votos válidos. O segundo mais votado foi Pollyanna (PSB), com 22,84%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quem é Efraim Filho?
Nascido em João Pessoa, Paraíba, Efraim de Araújo Morais Filho, de 43 anos, é advogado e cumpre o segundo mandato de deputado federal pelo Estado.
Em 2014, foi membro da CPI da Petrobras. No ano seguinte, presidiu a CPI dos Fundos de Pensão. Em março deste ano, filiou-se ao União Brasil, pelo qual se candidatou ao Senado.
Na Paraíba, concorreram ao Senado Federal os seguintes candidatos:
- Alexandre Soares (Psol)
- Andre Ribeiro (PDT)
- Bruno Roberto (PL)
- Efraim Filho (União Brasil)
- Manoel Messias (PCO)
- Pollyanna (PSB)
- Ricardo Coutinho (PT)
- Sergio Queiroz (PRTB)
Eleitores escolhem um senador em 2022
Nesta eleição, os cidadãos elegem somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.
Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos). Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.
No Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. Na Paraíba, segundo os números do TSE, são 3.091.684 eleitores.