O governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), conquistou a reeleição. O candidato foi eleito com 58,14% dos votos válidos.
O político superou seu principal adversário, Ronaldo Dimas (PL), que recebeu apenas 22,50%.
O candidato Paulo Mourão (PT) ficou em terceiro lugar na disputa, com 10,64%.
A chapa do candidato vencedor era formada pelos partidos Republicanos, União Brasil, PDT, Solidariedade, Cidadania, Patriota PTB e PSB.
Concorreram ao cargo ainda: Irajá (PSD), Coronel Ricardo Macedo (PMB), Karol Chaves (Psol), Dr. Luciano do Oswaldo Cruz (DC) e Carmen Hannud (PCO).
Quem é Wanderlei Barbosa?
Wanderlei Barbosa, 58, iniciou a carreira política em 1989, como vereador de Porto Nacional, onde nasceu, no interior de Tocantins. Depois disso, ele foi eleito vereador da capital, Palmas, por duas vezes, e deputado estadual, também, por duas vezes.
Barbosa era vice-governador na gestão de Mauro Carlesse (Agir), que renunciou ao Governo após se tornar réu em uma investigação da Polícia Federal de esquema de corrupção.
Em agosto deste ano, a gestão do candidato do Republicanos foi aprovada por 42% dos tocantinenses e reprovada por 13%, segundo pesquisa Ipec. 39% avaliaram o governo como “regular”.