A segunda pesquisa Quaest do segundo turno em Fortaleza, divulgada nesta quarta-feira (23), mostra que o candidato André Fernandes (PL), numericamente, tem o melhor desempenho entre homens e eleitores com Ensino Superior incompleto ou mais. O candidato, que tem uma performance melhor entre os jovens e adultos, encontra maior apoio entre pessoas com renda de três a sete salários mínimos, religião evangélica e que votou no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022.
Na modalidade Estimulada, considerada para essa segmentação, os nomes dos candidatos são apresentados à pessoa entrevistada ao lado da identificação de qual partido são filiados.
Ao todo, Fernandes tem 42% das intenções de voto na Capital no segundo turno. Ele está tecnicamente empatado com seu adversário, o petista Evandro Leitão (PT), que soma 44%.
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares e ouviu 900 pessoas. A pesquisa foi realizada entre domingo (20) e terça-feira (22), com eleitores com 16 anos ou mais na cidade de Fortaleza. A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.
No caso das estratificações, as margens de erro têm variações específicas.
SEXO
Considerando o sexo dos entrevistados, André Fernandes tem melhor desempenho entre o eleitorado masculino. Das 900 pessoas entrevistadas pelos pesquisadores, 49% dos homens declaram a intenção de votar nele. Já a fatia do eleitorado feminino que declara intenção de votar no postulante é de 35%.
- Feminino: 35% (margem de erro: 4 pp)
- Masculino: 49% (margem de erro: 5 pp)
A primeira rodada da pesquisa Quaest do segundo turno em Fortaleza foi divulgada no último dia 18 de outubro. Nela, 50% dos homens e 37% das mulheres declararam a intenção de votar nele.
FAIXA ETÁRIA
Considerando a idade dos entrevistados, ele tem o melhor desempenho entre pessoas de 16 a 34 anos e entre aquelas com idade até 59 anos. Do total de entrevistados, 42% de pessoas dessas duas faixas etárias dizem que têm a intenção de votar nele. O político tem ainda 39% de apoio entre votantes com 60 anos ou mais.
- 16 a 34 anos: 42% (margem de erro: 6 pp)
- 35 a 59 anos: 42% (margem de erro: 5 pp)
- 60 anos ou mais: 39% (margem de erro: 7 pp)
Na primeira rodada da pesquisa Quaest do segundo turno, ele tinha apoio de 47% de eleitores de 16 a 34 anos; e de 41% daqueles com idade até 59 anos. Já entre os idosos, a preferência era de 40%.
ESCOLARIDADE
Na estratificação de escolaridade, o postulante tem melhor desempenho entre pessoas que possuem Ensino Superior incompleto ou mais. 44% dos entrevistados desse grupo declaram a intenção de votar nele. Do total de entrevistados, 42% de pessoas com Ensino Médio completo ou incompleto apontam a intenção de escolher o candidato do PL nas urnas. Já a fatia do eleitorado com até o Ensino Fundamental que declara a intenção de votar no postulante é de 39%.
- Até o Ensino Fundamental: 39% (margem de erro: 6 pp)
- Ensino Médio completo ou incompleto: 42% (margem de erro: 5 pp)
- Ensino Superior incompleto ou mais: 44% (margem de erro: 6 pp)
Na primeira rodada da pesquisa Quaest do segundo turno, ele tinha apoio de 47% daqueles com Ensino Médio completo ou incompleto. No grupo com Ensino Superior incompleto ou mais, o apoio ao candidato era de 45%. Já a fatia do eleitorado com até o Ensino Fundamental que declarava a intenção de votar no postulante era de 35%.
RENDA DOMICILIAR
Considerando a renda dos entrevistados, o candidato André Fernandes tem melhor desempenho entre pessoas com renda de três a sete salários mínimos. Do total de entrevistados, 46% dos eleitores desse grupo têm a intenção de votar nele. Entre aqueles com renda superior a sete salários mínimos, o apoio é de 45%. A fatia do eleitorado com renda de até três salários mínimos que declara a intenção de votar no postulante é de 38%.
- Até 3 salários mínimos: 38% (margem de erro: 4 pp)
- De 3 a 7 salários mínimos: 46% (margem de erro: 6 pp)
- Mais de 7 salários mínimos: 45% (margem de erro: 9 pp)
Na primeira rodada da pesquisa Quaest do segundo turno, ele tinha apoio de 49% tanto entre aqueles com renda entre três e sete salários mínimos quanto entre eleitores com renda superior a essa faixa. Já entre votantes com renda de até três salários mínimos, o apoio ao candidato era de 38%.
RELIGIÃO
Na estratificação de religião, o postulante tem melhor desempenho entre evangélicos. 59% dos eleitores desse grupo declaram a intenção de votar nele. Dos 900 entrevistados, 34% de pessoas identificadas com a religião católica apontam a intenção de escolher André Fernandes nas urnas. O mesmo percentual aparece na fatia do eleitorado de outras religiões ou que não tem religião e declara a intenção de votar no postulante.
- Católica: 34% (margem de erro: 5 pp)
- Evangélica: 59% (margem de erro: 6 pp)
- Outras/ Não tem religião: 34% (margem de erro: 7 pp)
Na primeira rodada da pesquisa Quaest do segundo turno, ele tinha apoio 63% dos evangélicos, 37% dos católicos e 32% do eleitorado de outras religiões ou que não tem religião.
ELEITORES DE LULA E BOLSONARO
A pesquisa Quaest também considerou o desempenho do candidato entre eleitores do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno do pleito de 2022. Nesta estratificação, André Fernandes se sai melhor entre os eleitores do seu correligionário. 87% daqueles que dizem ter votado em Bolsonaro há dois anos, agora pretendem votar em André. Por outro lado, 11% dos eleitores de Lula têm intenção de votar no candidato do PL à Prefeitura de Fortaleza
- Votou em Lula: 11% (margem de erro: 5 pp)
- Votou em Bolsonaro: 87% (margem de erro: 6 pp)
- Votou Branco/Nulo/Não foi votar: 41% (margem de erro: 7 pp)
Na primeira rodada da pesquisa Quaest do segundo turno, ele acumulava 90% de apoio entre eleitores do Bolsonaro, 11% entre aqueles que votaram em Lula em 2022, além de 39% de pessoas que votaram em branco, nulo ou não foram votar na última eleição geral.
A pesquisa, contratada pela TV Verdes Mares, foi realizada pelo instituto Quaest e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo CE- 04417/2024. Os 900 eleitores foram ouvidos de forma presencial em bairros da capital cearense.