A terceira rodada da pesquisa Quaest para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, divulgada na quarta-feira (25), mostra que o candidato Capitão Wagner (União) aparece de forma mais recorrente como a segunda opção de voto se comparado aos outros postulantes. Entre os eleitores da Capital, ele é apontado por 25% como uma alternativa ao nome escolhido preferencialmente.
Em seguida, aparecem José Sarto (PDT), com 15%; André Fernandes (PL), com 14%; e Evandro Leitão (PT), com 10%.
Eduardo Girão (Novo) tem 7%; Técio Nunes (Psol), 3%; já George Lima (Solidariedade) e Chico Malta (PCB) totalizam 1% cada. Zé Batista (PSTU) não pontuou. Os indecisos somam 6%, Branco/Nulo/Não vai votar chegam a 18%.
Os dados sobre a “segunda opção” podem ser decisivos na reta final, quando entra em cena o voto útil. A estratégia é adotada por alguns eleitores que avaliam que seu candidato preferido não tem chances de ganhar, então, esses votantes preferem optar por uma segunda opção mais competitiva com o objetivo de impedir a vitória de outro postulante que rejeita.
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares e ouviu 900 eleitores com 16 anos ou mais de Fortaleza. A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de setembro. A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.
3ª RODADA QUAEST FORTALEZA — SE VOCÊ NÃO VOTASSE EM _____, QUEM SERIA SUA SEGUNDA OPÇÃO DE VOTO?
Margem de erro: 3pp
- Capitão Wagner (União): 25%
- José Sarto (PDT): 15%
- André Fernandes (PL): 14%
- Evandro Leitão (PT): 10%
- Eduardo Girão (Novo): 7%
- Técio Nunes (Psol): 3%
- George Lima (Solidariedade): 1%
- Chico Malta (PCB): 1%
- Zé Batista (PSTU): 0%
- Indecisos: 6%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 18%
A terceira rodada da pesquisa Quaest também captou a segunda opção de voto do eleitor de cada um dos candidatos que alcançaram pelo menos 10% das intenções de voto em alguma das rodadas anteriores.
ELEITORES DE ANDRÉ FERNANDES (PL)
Considerando todos os eleitores que manifestaram intenção de votar em André Fernandes, a segunda opção predominante dessa fatia do eleitorado é Capitão Wagner. O político do União Brasil aparece como alternativa para 53% desse grupo. Eduardo Girão aparece em seguida, com 12%.
Há ainda 7% do eleitorado de André Fernandes que enxerga em José Sarto uma segunda opção. O mesmo percentual está entre aqueles que veem Evandro Leitão como uma alternativa. Técio Nunes é segunda opção para 1% dos eleitores do PL, assim como Chico Malta, que também pontua 1%. George Lima e Zé Batista não pontuaram. Os indecisos somam 4%, já Branco/Nulo/Não vai votar chegam a 15%.
Migração dos eleitores de André Fernandes (PL)
Margem de erro: 7pp
- Capitão Wagner (União): 53%
- José Sarto (PDT): 7%
- Evandro Leitão (PT): 7%
- Eduardo Girão (Novo): 12%
- Técio Nunes (Psol): 1%
- George Lima (Solidariedade): 0%
- Chico Malta (PCB): 1%
- Zé Batista (PSTU): 0%
- Indecisos: 4%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 15%
ELEITORES DE EVANDRO LEITÃO (PT)
Considerando todos os eleitores que manifestaram intenção de votar em Evandro Leitão, a segunda opção predominante dessa fatia do eleitorado é José Sarto O político do PDT aparece como alternativa para 35% desse grupo. Capitão Wagner aparece em seguida, com 18%.
Há ainda 6% do eleitorado de Evandro Leitão que enxerga em André Fernandes uma segunda opção. O mesmo percentual está entre aqueles que veem Técio Nunes como uma alternativa. Eduardo Girão é a segunda opção para 5% dos eleitores do PT. George Lima, Chico Malta e Zé Batista aparecem como plano B para 1% desses eleitores. Os indecisos somam 7%, já Branco/Nulo/Não vai votar chegam a 20%.
Migração dos eleitores de Evandro Leitão (PT)
Margem de erro: 7pp
- Capitão Wagner (União): 18%
- José Sarto (PDT): 35%
- André Fernandes (PL): 6%
- Eduardo Girão (Novo): 5%
- Técio Nunes (Psol): 6%
- George Lima (Solidariedade): 1%
- Chico Malta (PCB): 1%
- Zé Batista (PSTU): 1%
- Indecisos: 7%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 20%
ELEITORES DE CAPITÃO WAGNER (UNIÃO)
Considerando todos os eleitores que manifestaram intenção de votar em Capitão Wagner, a segunda opção predominante dessa fatia do eleitorado é André Fernandes. O político do PL aparece como alternativa para 41% desse grupo. José Sarto aparece em seguida, com 16%.
Há ainda 13% do eleitorado de Capitão Wagner que enxerga em Evandro Leitão uma segunda opção. Outros 5% veem Eduardo Girão como uma alternativa. Chico Malta é a segunda opção para 2% dos eleitores do União Brasil. Técio Nunes e Zé Batista aparecem como plano B para 1% desses eleitores. George Lima não pontuou. Os indecisos somam 2%, já Branco/Nulo/Não vai votar chegam a 19%.
Migração dos eleitores de Capitão Wagner (União)
Margem de erro: 8pp
- José Sarto (PDT): 16%
- André Fernandes (PL): 41%
- Evandro Leitão (PT): 13%
- Eduardo Girão (Novo): 5%
- Técio Nunes (Psol): 1%
- George Lima (Solidariedade): 0%
- Chico Malta (PCB): 2%
- Zé Batista (PSTU): 1%
- Indecisos: 2%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 19%
ELEITORES DE JOSÉ SARTO (PDT)
Considerando todos os eleitores que manifestaram intenção de votar em José Sarto, há uma divisão em relação às alternativas, com 25% apontando Capitão Wagner e outros 24% mirando em Evandro Leitão. André Fernandes aparece em seguida, com 15%.
Há ainda 5% do eleitorado de José Sarto que enxerga em Eduardo Girão uma segunda opção. Outros 4% veem Técio Nunes como uma alternativa. George Lima e Zé Batista aparecem como plano B para 1% desses eleitores. Chico Malta não pontuou. Os indecisos somam 7%, já Branco/Nulo/Não vai votar chegam a 18%.
Migração dos eleitores de José Sarto (PDT)
Margem de erro: 8pp
- Capitão Wagner (União): 25%
- André Fernandes (PL): 15%
- Evandro Leitão (PT): 24%
- Eduardo Girão (Novo): 5%
- Técio Nunes (Psol): 4%
- George Lima (Solidariedade): 1%
- Chico Malta (PCB): 0%
- Zé Batista (PSTU): 1%
- Indecisos: 7%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 18%
A pesquisa foi realizada pelo instituto Quaest e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo CE-08490/2024. O índice de confiança é de 95%. Os 900 eleitores foram ouvidos de forma presencial em bairros da capital cearense.