Luizianne Lins é eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados

Nesta legislatura, ela realiza feito semelhante ao de 2002, quando presidiu Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece)

A deputada federal cearense Luizianne Lins (PT) foi escolhida presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMI) da Câmara Federal nesta quarta-feira (15). Atualmente, ela também integra a Comissão de Cultura da Casa.

“Depois de tempos difíceis, é o momento do Brasil se reencontrar com o que há de melhor nos corações do nosso povo. É tempo de se reencontrar no respeito à diversidade e a todos os direitos humanos e no acolhimento a todos os seres humanos que sofrem neste país. Em busca de mais justiça, liberdade, igualdade, fraternidade. É uma honra assumir a Comissão de Direitos Humanos neste momento; com muita dedicação, faremos desse colegiado uma referência na luta do nosso povo e desta Casa”, afirma Luizianne.

Eleita deputada federal pela primeira vez em 2014, a ex-prefeita da Fortaleza também foi relatora da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher, além de membro da Comissão da Comissão de Ciência e da CPMI das Fake News ao longo dos mandatos.

Nesta legislatura, ela realiza feito semelhante ao de 2002, quando presidiu Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). 

Atribuições

À frente do colegiado na Câmara Federal, Luizianne deve manejar as denúncias relativas a ameaça ou violação de direitos humanos, fiscalizar e acompanhar programas do governo nessa área e colaborar com entidades não-governamentais na defesa dos direitos humanos.

O colegiado também realiza estudos relativos ao cenário deste tema no Brasil e no mundo, para alertar a população e auxiliar as demais comissões da Casa, entre outras funções.