Em sua terceira disputa pela Prefeitura de Fortaleza, o ex-deputado federal Capitão Wagner (União) experimentou seu pior desempenho nas urnas em disputas majoritárias. O ex-parlamentar ficou em quarto lugar. Por volta das 19h30 deste domingo (6), com 99,2% das urnas apuradas, ele tinha 157,9 mil votos, o equivalente a 11,37% do eleitorado que não votou branco ou nulo.
Com o segundo turno definido na Capital entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), o candidato do União Brasil se manifestou por meio de nota. Ele agradeceu aos fortalezenses pela campanha e o apoio que recebeu nas urnas.
“Quero expressar minha mais profunda gratidão, primeiramente a Deus, que nos permitiu fazer uma campanha linda e limpa, a cada um dos fortalezenses que acreditaram no nosso projeto, aos voluntários que vestiram a nossa camisa e estiveram conosco nas ruas, aos colegas candidatos a vereadores, do nosso partido e à imprensa, sempre solícita e respeitosa”, escreveu.
O político reforçou que precisa se dedicar à família. “Estarei, durante os próximos dias, descansando com eles”, concluiu.
Derrota histórica
Em 2016, quando disputou pela primeira vez a Prefeitura de Fortaleza, Wagner disputou o segundo turno e perdeu para Roberto Cláudio (PDT).
À época, Wagner conquistou 588,4 mil eleitores, o equivalente a 46,43% dos votos válidos, já o candidato pedetista obteve 678,8 mil, equivalente a 53,57%.
Em 2020, o político do União Brasil voltou a concorrer em Fortaleza e estendeu a disputa para o segundo turno, quando foi novamente derrotado, mas para José Sarto (PDT).
À época, Wagner obteve 624,8 mil votos, chegando a 48,31%. Já Sarto conquistou 668,6 mil, sendo eleito com 51,69% do total de votos válidos.