Roberto Pessoa (PSDB) é eleito prefeito de Maracanaú

Roberto Pessoa garantiu a vitória na eleição para prefeito de Maracanaú com 93% das urnas apuradas, quando alcançou 66.192 votos

Escrito por Redação ,
Roberto Pessoa em campanha
Legenda: Roberto Pessoa (PSDB) já foi eleito prefeito de Maracanaú outras duas vezes
Foto: Divulgação

Roberto Pessoa (PSDB) foi eleito neste domingo (15) prefeito de Maracanaú para os próximos quatro anos, com 59,23% dos votos válidos (66.192 votos). O resultado saiu  às 22h40, com 93% das urnas apuradas. Ele deve tomar posse em 1º de janeiro de 2021. 

Com a maioria dos votos, Roberto Pessoa derrotou Julinho (Cidadania), que obteve 73.753 dos votos válidos com  25,96% das urnas apuradas. 

Roberto Pessoa em campanha
Legenda: Roberto Pessoa em campanha com eleitores
Foto: Divulgação

Em pesquisa Ibope divulgada dia 9 de novembro, Roberto Pessoa estava com 55% das intenções de voto. O candidato vencia em diversos cenários analisados pela pesquisa, tendo preferência da maioria dos eleitores entrevistados, independente de sexo, escolaridade ou faixa etária.

Quem é o prefeito eleito 

Roberto Pessoa (PSDB) tem 77 anos e é formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Entrou na política pela primeira vez como deputado estadual em 1990. Já foi eleito prefeito de Maracanaú por duas vezes, em 2004 e 2008, e vice-prefeito em 2016. Saiu da prefeitura para concorrer, em 2018, ao cargo de deputado federal, também sendo eleito. A candidatura teve apoio de Firmo Camurça (PSDB), atual prefeito do município.

Quais propostas do prefeito eleito

Em seu plano de governo, o candidato promete a instalação de creches comunitárias em cada bairro e a atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério. Além disso, propôs ainda a requalificação da emergência do Hospital de Maracanaú e a construção de mais duas UPAs.

Cidade 

Maracanaú é uma cidade da Região Metropolitana de Fortaleza e o quarto município mais populoso do Estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população estimada em 2020, segundo o órgão, é de 229.458. O Produto Interno Bruto (PIB) registrado em 2017 é de R$ 37.977,92. Já o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,686. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados