Por razões médicas, Celso de Mello antecipa saída do STF e se aposentará em outubro

Saída estava prevista para 1º de novembro. Agora, será no próximo dia 13 de outubro. Com a saída dele, caberá ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) indicar um substituto. Antes, o nome precisa ser aprovado pelo Senado

Escrito por Folhapress ,
fotografia de Celso de Mello
Legenda: Celso de Mello, ministro do STF, sairá do cargo no dia 13 de outubro
Foto: Agência Brasil

O ministro Celso de Mello comunicou nesta sexta-feira (25) que irá antecipar a sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF) para 13 de outubro, por razões médicas. Ele não deu detalhes sobre qual seria o problema de saúde. Inicialmente, a saída do decano da Corte estava prevista para 1º de novembro, quando ele completa 75 anos e se aposentaria compulsoriamente.

Com a saída de Celso de Mello, caberá ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) indicar o seu substituto. O nome, no entanto, precisa ser aprovado pelo Senado.

Agora, ganhará força a discussão sobre quem herdará os processos sob relatoria do Celso de Mello, principalmente o inquérito que apura a veracidade das acusações do ex-ministro Sergio Moro contra Bolsonaro.

A tendência é que a responsabilidade da investigação seja redistribuída por sorteio entre todos os ministros do STF.

Isso deve ser feito entre a saída do decano da Corte e a posse do substituto, intervalo que costuma durar mais de um mês.

Assim, o indicado de Bolsonaro não enfrentaria o constrangimento de conduzir uma apuração contra quem o indicou. Ainda não há, porém, uma definição a respeito.

Na visão de integrantes do Palácio do Planalto, dificilmente a relatoria será repassada a um ministro mais rigoroso que Celso. A atuação dele no inquérito tem incomodado o governo.

A decisão de obrigar Bolsonaro a prestar depoimento presencialmente, por exemplo, foi muito criticada por governistas. Esse tema, inclusive, deve ser uma das últimas decisões importantes de Celso como ministro do Supremo.

Indicação

O chefe do Executivo não tem um prazo para indicar o sucessor de Celso. Bolsonaro, no entanto, já iniciou conversas com aliados para decidir quem será seu primeiro indicado ao STF.

Em diversas oportunidades o presidente já afirmou que pretende escolher alguém que seja "terrivelmente evangélico".

Após a indicação, o nome ainda tem de ser aprovado pelo Senado Federal, o que exigirá uma articulação política de Bolsonaro para assegurar o aval da Casa Legislativa à escolha.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados