Naumi Amorim e Vitor Valim vão disputar segundo turno da eleição de Caucaia

O pessedista obteve 40,95% dos votos válidos, enquanto o postulante do Pros recebeu 69,15%

Escrito por Redação ,
fotografia
Legenda: O pessedista obteve 40,95%% dos votos válidos, enquanto o postulante do Pros recebeu 27,88%
Foto: divulgação

Com 99% das urnas apuradas, Naumi Amorim (PSD) e Vitor Valim (Pros)  irão disputar o segundo turno da eleição para prefeito de Caucaia. O pessedista obteve 40,95%% dos votos válidos, enquanto o postulante do Pros recebeu 27,88%. O resultado saiu às 22h35, com 99% das urnas apuradas. Como a cidade tem mais de 200 mil eleitores, Caucaia pode ter segundo turno.

Evolução nas pesquisas 

Na pesquisa Ibope sobre intenções de voto em Caucaia, contratada pelo Diário do Nordeste e divulgada no dia 12 de novembro, Naumi Amorim aparecia com 45% das intenções de votos, enquanto Vitor Valim tinha 22%. Considerando apenas votos válidos, o instuto apontava possibilidade de vitória do atual prefeito ainda no primeiro turno.

Quem são os candidatos

Naumi Amorim

Natural de Tauá, Naumi Gomes de Amorim, de 53 anos, é empresário e iniciou a carreira política em 2012, quando concorreu pela primeira vez à prefeitura de Caucaia e ficou na terceira colocação.  

Foi eleito deputado estadual em 2014 com 46.835 votos, exercendo o mandato até 2016, ano em que disputou novamente a prefeitura do município, saindo vitorioso com 80.756 votos (54,23%). Agora, ele vai disputar o segundo turno com Valim.

Vitor Valim

Apresentador de TV, Vitor Pereira Valim, de 42 anos, iniciou carreira política em 2008, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza pelo PMDB (atual MDB). Na Câmara Municipal, exerceu dois mandatos, até 2014, quando foi eleito deputado federal pelo Pros. Em 2018, foi eleito pela primera vez deputado estadual, onde atua atualmente.

Esta é a primeira vez que Valim disputa o comando do município de Caucaia.

Propostas

Naumi

Em seu plano de governo, Naumi Amorim destaca 12 setores de trabalho na próxima gestão, entre eles educação, segurança pública e saúde. Nesta área, propôs a criação de um Centro de Especialidades Médicas para o município. Para a educação, o prefeito eleito prometeu construir um Centro de Educação Infantil com capacidade para 1,2 mil crianças, no bairro Itambé. Além disso, o documento prevê a instalação de um Centro Integrado de Segurança Pública em Caucaia. 

Vitor Valim

Em seu plano de governo, Vitor Valim promete ampliar o acesso à educação integral e valorizar o Conselho Municipal de Educação. Na área da saúde, o candidato propôs a implementação de um sistema de prontuários eletrônicos e a ampliação do Hospital-Maternidade Municipal Santa Terezinha.

Cidade  

Caucaia é um município da região metropolitana de Fortaleza, com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 365.212 pessoas em 2020. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita da cidade é de R$ 16.178,90, sendo o 19º do Estado. Já o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,682. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.