Moroni Torgan é o novo vice-prefeito de Fortaleza; conheça o perfil

Deputado federal mais votado no Ceará em 2014, político já se candidatou à Prefeitura em quatro ocasiões, mas foi derrotado em todas

Escrito por Áquila Leite ,
Após tentar governar Fortaleza em quatro eleições municipais consecutivas (2000, 2004, 2008 e 2012), sendo derrotado em todas elas, Moroni Torgan (DEM) finalmente  foi eleito para a Prefeitura, mas como vice de Roberto Cláudio (PDT), reeleito neste domingo (30). Atualmente cumprindo seu quarto mandato de deputado federal, ele exercerá seu novo cargo na gestão 2017-2020.
 
Antigo adversário de Roberto Cláudio nas eleições municipais de 2012, quando obteve 172.002 votos e acabou o primeiro turno em quarto lugar, Moroni foi oficializado como vice da chapa do prefeito reeleito no último dia 4 de agosto, em convenção do PDT. Na ocasião, o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, afirmou que a escolha foi “inteligente”, já que Moroni tem experiência na área de segurança e o povo de Fortaleza precisava “de uma resposta em relação à violência”. 
 
A escolha de Moroni também foi uma resposta à candidatura do deputado estadual Capitão Wagner (PR), principal adversário de Roberto Cláudio nas eleições municipais deste ano e militar de carreira. Antigo delegado da Polícia Federal em Fortaleza e secretário de Segurança Pública do Estado na gestão de Tasso Jereissati, Torgan também é experiente na área e deve participar de ações no setor durante a nova gestão.
 
Histórico
 
Natural de Porto Alegre, Moroni Bing Torgan tem 52 anos e sempre teve como plataforma principal de suas campanhas a segurança pública. Antigo aliado de Tasso Jereissati, de quem foi vice-governador na gestão 1995-1999, o político foi o deputado federal mais votado no Ceará nas eleições de 2014, com 277.774 votos, ou 6,36% do total. A primeira vez que se elegeu para o cargo foi em 1991.
 
Nas quatro vezes que tentou se eleger prefeito de Fortaleza, o melhor desempenho de Moroni foi em 2004, quando avançou para o segundo turno em primeiro lugar, com 296.063 votos, mas acabou derrotado por Luizianne Lins (PT) em seguida. 
 
Em 2009, após ser derrotado novamente por Luizianne nas eleições do ano anterior, Moroni anunciou que deixaria a vida pública para se dedicar à evangelização. Membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ele viveu em Portugal até 2012, servindo como presidente dos missionários da Igreja no País. Ainda naquele ano, porém, ele retornou à Fortaleza e acabou disputando a Prefeitura mais uma vez.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.