Roberto Cláudio é reeleito prefeito de Fortaleza - Política - Diário do Nordeste

MAIS QUATRO ANOS

Roberto Cláudio é reeleito prefeito de Fortaleza

Com 100% das urnas apuradas, candidato do PDT recebeu 678.847 mil votos, o equivalente a 53,57% do total

Roberto Cláudio (PDT) foi reeleito prefeito de Fortaleza neste domingo (30). Dessa vez, vice será Moroni Torgan (DEM) ( Divulgação )
18:27 · 30.10.2016 / atualizado às 19:11 por Áquila Leite
O atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, continuará no cargo por mais quatro anos. O candidato do PDT foi reeleito pela maioria dos eleitores da Capital cearense neste domingo (30), tendo recebido, com 100% das urnas apuradas, 678.847 mil votos, o equivalente a 53,57% do total. Adversário de Roberto Cláudio no segundo turno das eleições municipais deste ano, Capitão Wagner (PR) recebeu 46,43% do total. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Brancos somaram 1,92% e nulos 6,10% do eleitorado local.
 
Um dos fatores que ajudou na ascensão de Roberto Cláudio no segundo turno foi a quantidade de apoio que ele conseguiu captar entre seus antigos adversários. Ronaldo Martins (PRB) e Tin Gomes (PHS), por exemplo, que juntos somaram mais de 55 mil votos no primeiro turno, apoiaram abertamente o atual prefeito, inclusive participando de sua campanha.
 
ronaldo
 
Além disso, Roberto Cláudio também recebeu apoio do PSB, partido de Heitor Férrer, que ficou neutro, assim como do PMN e Rede. O PT, por sua vez, chegou a cogitar apoiar o atual prefeito, sob influência da direção nacional da sigla, mas permaneceu neutro ao longo do segundo turno. 
 
A própria coligação de Roberto Cláudio, batizada de “Fortaleza só tem a ganhar”, já era a maior das eleições municipais da Capital neste ano, contando com 18 partidos. O atual prefeito, inclusive, também contou com o apoio dos irmãos Ciro e Cid Gomes, além do governador do Estado, Camilo Santana.  
 
Evolução nas pesquisas
 
A reeleição de Roberto Cláudio acabou confirmando a estimativa da última pesquisa de intenção de voto, divulgada neste sábado (29) pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Segundo o levantamento, encomendado pela TV Verdes Mares, o atual prefeito aparecia com 52% dos votos, contra 48% de Wagner.
 
Ao longo das eleições municipais deste ano, aliás, Roberto Cláudio sempre apareceu na ponta das pesquisas de intenção de voto elaboradas pelo Ibope. No primeiro levantamento, divulgado no dia 22 de agosto, ainda no 1º turno, o candidato do PDT aparecia com 29% dos votos, à frente de Capitão Wagner (21%) e Luizianne (18%).
 
 A segunda pesquisa, divulgada em 24 de setembro, foi a que mostrou o resultado mais apertado entre os candidatos do PDT e PR, tendo em vista que Roberto Cláudio aparecia com 34% das intenções, contra 28% de Wagner. Como o estudo tinha uma margem de erro de três pontos percentuais, foi considerado que havia empate técnico entre os dois.
 
arte
 
Já no segundo turno, porém, a pesquisa divulgada no dia 14 de outubro apontava Roberto Cláudio com 51% das intenções de voto, contra 38% de Wagner. Foi a maior diferença que o candidato do PDT conquistou em um levantamento do Ibope.
 
Maioria na Câmara
 
Ao que tudo indica, Roberto Cláudio não terá muitos problemas na Câmara Municipal de Fortaleza em seu segundo mandato na Prefeitura, já que, dos 43 vereadores eleitos, 30 são de partidos da coligação do atual prefeito, o que representa uma grande base aliada na Casa.
 
Os vereadores eleitos para a gestão 2017-2020 que apoiam o prefeito são: Adail Jr (PDT); Salmito (PDT); Antônio Henrique (PDT); Iraguassú Filho (PDT); Renan Colares (PDT); Dr. Elpídio (PDT); Benigo Júnior (PSD); Didi Mangueira (PDT); Márcio Cruz (PSD); Mairton Felix (PDT); John Monteiro (PDT); Dr. Luciram Girão (PDT); Professor Evaldo Lima (PC do B); Zier Ferrer (PDT); Paulo Martins (PRTB); Marcelo Lemos (PSL); Bá (PTC); Cláudia Gomes (PTC); Marta Gonçalves (PEN); José Freire (PEN); Frota Cavalcante (PTN); Jorge Pinheiro (PSDC); Priscila Costa (PRTB); Portinho (PRTB); Esio Feitosa (PPL); Michel Lins (PPS); Gardel Rolim (PPL); Raimundo Filho (PRTB); Larissa Gaspar (PPL) e Dummar Ribeiro (PPS).
 
camilo
 
Se considerados Evaldo Costa (PRB), Emanuel Acrizio (PRP) e Marilia do Posto (PRP), que tiveram seus candidatos apoiando Roberto Cláudio no segundo turno, pode-se dizer que o prefeito terá, ao todo, 33 aliados na Câmara Municipal.
 
Perfil e propostas
 
Eleito prefeito de Fortaleza pela primeira vez em 2012, após derrotar Elmano de Freitas (PT) no segundo turno, recebendo 650.607 votos na ocasião, ou 53,02% do total, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra é natural da Capital e atualmente tem 41 anos. Formado em medicina pela UFC, com mestrado e PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona (EUA), ele ingressou na vida política em 2006, quando foi eleito deputado estadual pelo PHS, com 21.283 votos. Reeleito em 2010, já pelo PSB, com 68.469 votos, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa no ano seguinte, por unanimidade.
 
Em seu plano de governo para seu segundo mandato, o prefeito promete fazer mais 130 quilômetros de corredores e faixas exclusivas de ônibus, recuperar e iluminar mais 200 praças, implantando um programa de manutenção permanente para os aparelhos de ginástica e brinquedos, garantir ar-condicionado e Wi-Fi em 100% dos ônibus da cidade, além de deixar Fortaleza com 100% de luz branca ou de LED nos próximos quatro anos.
 
Na área da educação, Roberto Cláudio garante que vai fazer mais 20 escolas de tempo integral, gerando mais 8 mil vagas, além de abrir outras 6 mil vagas em creches e seguir investindo na qualificação dos professores. Na saúde, o prefeito também garante que vai concluir o IJF 2, criando mais 203 novos leitos, uma nova UTI e um novo Centro Cirúrgico com nove salas de cirurgia, além de terminar de implantar um novo sistema de distribuição de remédios e abrir mais quatro Policlínicas para consultas especializadas e exames.
 
O prefeito reeleito também projeta fazer mais 30 "areninhas", efetivar 500 guardas municipais, que já estão concursados e treinados, contratar outros 500 agentes para implantar um novo esquema de segurança, entregar mais 13 mil novas casas populares e implantar 150 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, mais 120 estações do Bicicletar e  12 estações do Bicicleta Integrada, além de outras propostas.

Veja imagens da campanha de Roberto Cláudio

 
©Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.