Com público ampliado, Seminário Gestores Públicos 2020 será online

Tema central da 8ª edição do evento, com promoção do Diário do Nordeste e do Sistema Verdes Mares, será a pandemia do Covid-19 e os impactos em setores estratégicos das cidades.

seminario
Legenda: Organizadores projetam uma participação mais ampla, em razão do formato 100% online.
Foto: Banco de imagens

Apresentar uma série de conteúdos relevantes, proporcionando aos gestores públicos informações e ferramentas para ajudar no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. Este é o principal objetivo do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2020, que chega à 8ª edição neste ano, e terá o formato totalmente online. O evento será realizado nos dias 23 e 24 de junho, com temáticas definidas pelos organizadores e a participação de autoridades públicas, professores e especialistas. Na abertura, está prevista uma palestra do Governador do Ceará, Camilo Santana.

As temáticas – que abrangem áreas estratégicas, como Finanças, Economia, Saúde pública, Gestão de pessoas e Eleições – foram definidas pelo Comitê Técnico, formado pelo Sistema Verdes Mares, pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prática Eventos e Instituto Future.

"Para o Diário do Nordeste e para o Sistema Verdes Mares, é de extrema importância participar deste evento ao longo desses anos, especialmente nesse momento em que é preciso ter cada vez mais habilidade na gestão dos recursos públicos, para garantir que a população dos municípios tenha acesso aos serviços básicos, como saúde e educação. Discutir temas de interesse dos gestores públicos é também trabalhar pelo aprimoramento dessas pessoas que estão em postos de grande importância para a sociedade. Por isso, realizar esse Seminário é colaborar para que as cidades tenham uma melhor gestão, em todos os aspectos", analisa Ruy do Ceará Filho, Diretor Superintendente do Sistema Verdes Mares.

A expectativa dos organizadores é a melhor possível, tendo em vista a possibilidade de ampliar o público do Seminário, voltado exclusivamente para os gestores públicos até o ano passado. “O evento online será um marco, pela sua diferenciação na forma de comunicar e propagar a informação além-fronteiras. Estamos nos cercando de profissionais de excelência para entregar o melhor conteúdo para os gestores públicos e interessados nas temáticas que serão abordadas durante dois dias de Seminário”, comenta Enid Câmara, Diretora geral da Prática Eventos, organizadora do Seminário.

enid camara
Legenda: Enid Câmara: oportunidade de todos os municípios do Estado do Ceará e outros do Brasil se conectarem de forma socializada, oferecendo comodidade e segurança para os gestores assistirem ao evento online.
Foto: Divulgação

Programação
A programação do Seminário começa às 9 horas do dia 23 de junho, com a solenidade de abertura e a palestra magna do Governador do Ceará, Camilo Santana. Em seguida, haverá um painel sobre Finanças, tendo como apresentador Mansueto Facundo de Almeida Júnior, Secretário do Tesouro Nacional do Brasil, e mediação de Marco Aurélio Cabral, Sócio diretor da Engaja Comunicação. O painel terá como participantes Fernanda Pacobahyba, titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz); Edilberto Carlos Pontes Lima, Conselheiro Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Paulo Henrique Feijó, professor e especialista em Finanças; e Erinaldo Dantas, Presidente da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-CE).

À tarde, a partir das 15h30, o evento terá o painel sobre Economia e empregabilidade, com mediação de Eduardo Diogo, Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, com os convidados Domingos Neto, deputado federal e líder da bancada federal do Ceará no Congresso Nacional, e Alci Porto Gurgel Júnior, Diretor Técnico do Sebrae Ceará.

Logo após, às 17h30, a conferência: “Projeto nacional: o dever da esperança”, com o economista e ex-governador do Ceará Ciro Gomes, encerra o primeiro dia do Seminário.

Gestão de pessoas e Saúde
O evento continua no dia seguinte, a partir de 9 horas, com o painel sobre Gestão de pessoas e estratégias de superação de crise, tendo como mediador Erick Picanço, Diretor Comercial e Marketing do Sistema Verdes Mares.

Às 10 horas, Odorico Monteiro, pesquisador da Fiocruz Ceará, vai mediar o painel “Gestão da Saúde pública e a Covid-19”, tendo como convidados Glademir Aroldi, Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM); Flávio Deulefeu, Diretor Presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH); e Nilson Diniz, Presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, o assunto será “Encerramento de mandatos e transições de governos municipais”, com painel mediado por Juraci Muniz Júnior, Assessor Especial do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e tendo como convidados: Vanja Fontenele Pontes, Procuradora de Justiça e Coordenadora da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE); e Guto Mota, Presidente licenciado da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC).

O painel “O papel das entidades, instituições públicas e de fomento no enfrentamento à Covid-19 – boas práticas” dá sequência à programação, com a mediação de Egídio Serpa, colunista de Economia e Negócios do Diário do Nordeste, a partir das 16 horas. Os convidados para o debate são: Joaquim Cartaxo Filho, Diretor Superintendente do  Sebrae Ceará; Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Maurício Filizola, Presidente do Sistema Fecomércio Ceará; Freitas Cordeiro, Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE); Alexandre Barbosa, representante da Caixa Econômica, além de um representante do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Às 17 horas começa o painel sobre eleições municipais 2020, com mediação de Inácio Aguiar, editor de Política do Sistema Verdes Mares. Nesse painel, o advogado André Costa, Conselheiro Federal da OAB, Presidente do Instituto Cearense de Direito Eleitoral – ICEDE, falará sobre o tema “Condutas vedadas e abusos de poder”.

Orleanes Cavalcanti, Secretária Judiciária do TRE/CE e integrante de Grupo de Trabalho do TSE para eleições municipais de 2020 abordará o tema: “Registro de candidaturas, condições de elegibilidade e inelegibilidades”.

A temática “Recursos públicos destinados às eleições de 2020” será abordada em palestra por Rodrigo Cavalcante, Secretário de Controle Interno e Auditoria do TRE/CE e autor do livro “Eleições 2020: arrecadação, despesas e prestação de contas eleitorais: sentenças e consequências”.

A conferência “Democracia, eleições e reforma política”, às 18h30, encerra a programação do Seminário.

Evento online
A mudança do formato do evento de off para online exigiu uma nova organização em relação ao que vinha sendo feito nos anos anteriores. “Tivemos que nos reinventar, mudar o nosso planejamento totalmente, pensando sob uma ótica online e com o uso mais ampliado das ferramentas digitais, know-how tecnológico, para sermos contundentes e evitar possíveis contratempos em todas as fases de produção e realização do evento. O que difere do evento presencial são as peculiaridades do universo digital. O fluxo e o ritmo de um evento online são bem mais ágeis”, detalha Enid Câmara.

Podem participar do Seminário todos os interessados, desde gestores públicos e empresários até o público em geral. O Seminário contará com multiplataformas de retransmissão, no Instagram, no YouTube e no perfil do Seminário Prefeitos Ceará no Facebook. O evento também será transmitido pelo Diário do Nordeste por meio do YouTube. Basta se inscrever no site do Instituto Future e acessar um dos canais.

O Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2020 tem promoção do Diário do Nordeste e do Sistema Verdes Mares, apoio da Aspec, do Instituto Cearense do Direito Eleitoral, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, da União de Vereadores e Câmaras do Ceará, e realização do Instituto Future e da Associação de Prefeitos do Ceará.

Serviço
Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2020
23 e 24 de junho de 2020

100% online, pelo Instagram, YouTube e Facebook, a partir das 9 horas
Inscrições: institutofuture.com.br/prefeitos2020
Informações: contato@institutofuture.com.br