O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) foi confirmado hoje (28) pela assessoria do governo de transição para ocupar a pasta da Cidadania e Ação Social. O anúncio oficial deverá ser feito ainda nesta quarta-feira.
O ministério será responsável por programas como Bolsa Família e pelas secretarias do atual Ministério do Trabalho, Direitos Humanos e a Secretaria das Mulheres.
Durante o anúncio oficial, em Brasília, Osmar declarou que o Bolsa Família vai continuar, agora com o objetivo de estimular os empregos e gerar renda, conforme orientação do presidente eleito, Jair Bolsonaro.
"Vamos procurar trabalhar bastante, mas focalizados sempre na população mais vulnerável, os mais pobres; que são do Bolsa Família, e toda a população que tá no Cadastro Único, que é a metade da população brasileira, ganham menos de meio salario mínimo per capita. Para isso existem políticas especificas, com programas de combate à pobreza e estímulo à geração de emprego e renda. A maior vitória de um programa é a diminuição de pessoas que precisam dele. Vamos desenvolver com mais força isso", declarou.
Terra foi ministro de Michel Temer no Desenvolvimento Social e deixou o cargo em abril para concorrer à reeleição na Câmara. O nome dele é uma indicação da bancada social, que reúne parlamentares dessa área no Congresso Nacional.