Apenas 7% das seções eleitorais no Estado estão adaptadas para pessoas com deficiência

A Justiça Eleitoral recomenda que as barreiras físicas mais comuns nos locais de votação para pessoas com deficiência sejam evitados

Do total de 24.008 seções eleitorais no Ceará, apenas 1.718 estão adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, ou seja, cerca de 7%. Em Fortaleza, das 4.870 seções, somente 695 têm acessibilidade. No Interior, o número de seções adaptadas também é reduzida e chega a 1.023. 

Por outro lado, o número de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida no Ceará aumentou ao longo das últimas eleições. Em 2010, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), 1.895 pessoas com deficiência estavam cadastradas na Justiça Eleitoral. Para o pleito de 2018, 47.014 pessoas com deficiência estão aptos a votar. 

Ainda segundo o TRE-CE, a Capital cearense concentra o maior número de eleitores com deficiência, são mais de 13 mil, entre deficientes auditivos, visuais, de locomoção e aqueles com dificuldade para o exercício do voto. 

Nesses locais de votação, a Justiça Eleitoral recomenda que as seções funcionem, prioritariamente, no andar térreo e que as cabinas de votação sejam instaladas a uma distância da parede que permita a realização dos movimentos necessários para o cadeirante se posicionar diante da urna eletrônica. 

O acesso dos eleitores ao local deverá ser feito, preferencialmente, por portões que não tenham barreiras como escadas ou batentes e que sejam largos o suficiente para passar uma cadeira de rodas. Além disso, o recomendado é que os fios da urna eletrônica devem ser fixados com fita para evitar acidentes.