Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 poderão conferir as notas a partir do próximo dia 13 de janeiro.
A prova é o meio de ingresso em universidades públicas do País, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá suas inscrições abertas entre os dias 27 e 31 de janeiro.
Para visualizar as notas da prova, o estudante deve acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e fazer login na “Página do Participante”, por meio da conta no “Gov.br”.
Como funciona a nota do Enem?
O Enem utiliza um sistema de notas que vai de 0 a 1.000 pontos para cada uma das cinco áreas de conhecimento avaliadas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. Para calcular a média simples do Enem, basta somar as pontuações de todas as áreas e dividir o resultado por cinco.
Por exemplo: se um estudante obtiver 600 em Linguagens, 650 em Ciências Humanas, 580 em Ciências da Natureza, 620 em Matemática e 680 em Redação, a soma das notas será de 3.130 pontos, e a média simples será 626 pontos.
Essa média é utilizada em diversos processos seletivos do ensino superior além do Sisu, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos em faculdades privadas. Além disso, a nota do Enem também pode ser usada para ingresso em instituições de ensino no exterior e em outros programas educacionais específicos.
Veja as principais datas para concorrer no Sisu
- Resultado do Enem: 13 de janeiro
- Inscrições no Sisu: 17 a 21 de janeiro
- Resultado da chamada regular: 26 de janeiro
- Matrículas dos aprovados: 27 a 31 de janeiro
- Inscrição na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
>> Fique ligado sobre as principais notícias de concurso em nosso canal do Whatsapp
*Sob a supervisão da jornalista Mariana Lazari