Turista cearense no pós-pandemia quer conhecer Islândia e prioriza cruzeiros

Viajantes estão dispostos a gastar mais e conhecer destinos mais inusitados

Legenda: Turismo para a Islândia ganha força entre cearenses
Foto: Shutterstock

Os efeitos no turismo ocasionados pela pandemia continuam a ecoar e o setor segue em constante adaptação. No Ceará, a mentalidade dos turistas sofreu mudanças significativas desde a crise sanitária. Em linhas gerais, os viajantes cearenses agora estão em busca de mais conforto, comodidade, luxo e destinos inusitados.

A análise é de Natália Abreu, especialista na área e CEO da Wee Travel, agência de viagens cujo faturamento saltou mais de 60% em 2023 sobre o ano anterior.

"As pessoas passaram a se permitir mais", destaca Natália. Esse "luxo" não necessariamente significa gastar exorbitantemente, mas agregar à viagem algumas regalias, como viajar de executiva ou ir a um restaurante renomado.

Segundo ela, as viagens estão mais personalizadas e são montadas com base em níveis cada vez mais específicos de exigência e preferência.

Islândia e Coreia

Fora do circuito tradicional, um dos destinos despontando entre os cearenses é a gélida Islândia, que tem como uma das principais atrações a aurora boreal.

A Coreia do Sul também entrou na rota dos turistas, pontua Natália, sobretudo após a febre de doramas e k-pop. E as buscas pela Suíça também estão em alta.

O setor também identifica um crescimento robusto na busca por cruzeiros, que estão se tornando uma opção cada vez mais popular entre a classe média e alta.

Natália Abreu
Legenda: Natália Abreu é CEO da Wee Travel
Foto: Divulgação

Para Natália, o segmento de agências de viagens teve de se adaptar, nos últimos anos, à mudança no comportamento dos consumidores. Hoje, diz, é preciso oferecer diferenciais, como a customização dos roteiros e o acompanhamento em tempo real dos clientes pelos consultores de viagem.

Relatório anual da ILTM (International Luxury Travel Market) aponta que os nichos considerados pelos brasileiros para suas próximas viagens abrangem uma grande variedade de interesses, refletidos nas porcentagens de preferência para cada categoria.

Sempre em destaque, “Sol e Praia” segue na liderança com uma expressiva preferência de 79,5%, indicando a alta demanda por destinos ensolarados à beira-mar. As "Viagens Gastronômicas” também despertam grande interesse, com 66,9%, revelando a importância da culinária como componente essencial nas experiências de viagem. Os nichos de "Histórico e Cultural" e "Cruzeiros" (Cruises) também aparecem com grande popularidade, com 27,1% e 22,9%, respectivamente.