Pontaria: crônico problema do Ceará

No empate (0 x 0) na Vila Belmiro, o Ceará teve ótimas oportunidades para assinalar gols. Todas foram desperdiçadas. O comentarista Wilton Bezerra, que joga com a verdade, analisou as finalizações que foram para fora do alvo, ou seja, a trave. Quando a conclusão vai no alvo e o goleiro pega, tudo bem. Está explicado. Mas, para fora do alvo, é falta de acuidade nesse fundamento. É claro que a responsabilidade de assinalar gols, quanto mais diversificada, mais difícil fica para o adversário. Concentrar toda esperança apenas no Clebão é peso demais sobre o atleta. Deixar com Vina a solução de todas as conclusões facilita a vida dos marcadores. Eles sabem que dele, Vina, os tiros são mais perigosos. Chega Vizeu. Também será um erro esperar que ele seja individualmente a solução para esse sério problema do Ceará. Há que ser ampliado o leque de goleadores. Não vou longe. Aqui mesmo está aí o Fortaleza. Não depende só do Wellington Paulista. Coisa atual: Tinga faz gol, Gabriel Dias faz gol, Roger Carvalho faz gol, Bruno Melo faz gol, David faz gol, Yuri faz gol, Osvaldo faz gol, Romarinho faz gol. Fica mais difícil para os adversários. O número de chances perdidas pelo Ceará na Vila foi inadmissível.

Oportunidade

O Ceará agora enfrentará o Botafogo no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. O Cuiabá, treinado por Marcelo Chamusca e que tem como preparador físico o cearense Roger Gouveia, foi lá e ganhou o jogo (0 x 1) pela Copa do Brasil. O Botafogo é 16º, a um ponto da zona de rebaixamento. Já está passando da hora de o Vozão voltar a ganhar lá fora.

Lamento

Nos dois recentes jogos fora de casa, o Ceará esteve com o jogo na mão e não soube ganhar. Diante do Fluminense, no Maracanã, aquele gol que levou no final trouxe terrível frustração. E diante do Santos, na Vila Belmiro, teve todas as condições de construir a vitória, mas pecou nas finalizações. E assim vai deixando escapar vitórias certas.

G-4

O Fluminense (4º, 29 pontos) é o adversário do Fortaleza amanhã no Castelão. Trabalhei nos dois recentes jogos do Fluminense. Não vi nada demais. Para um time que está no G-4, eu esperava mais. Contra o Ceará, o Fluminense empatou no desespero (45', 2ºT). Contra o Santos mereceu ganhar, mas não com a facilidade que o placar de 3 x 1 parece indicar.

Pílulas

Numa análise comparativa, vejo o Fortaleza num momento melhor que o do Flu, a despeito de o Leão ser o oitavo e o Fluminense o quarto. A distância na colocação não traduz a diferença de produção atual. O Leão está melhor.

Essa questão de posição é relativa. Não quero dizer, porém, que será jogo fácil. Não é isso. Até porque jogo fácil na Série A não existe. Quero dizer que, quanto à produção, o Fortaleza vem nos recentes jogos produzindo mais que o Flu.



Assuntos Relacionados