Copa do Nordeste: esperança e desilusões

Legenda: Os semifinalistas da Copa do Nordeste já são conhecidos, entre eles o Fortaleza
Foto: Divulgação/CBF

O Floresta foi lanterna do Grupo B. Fez apenas sete pontos. Ficou longe das expectativas. O Ceará, com potencial para chegar à grande decisão, ficou pelo caminho. Resta o Fortaleza como esperança do futebol cearense. Mas cuidado. Muito cuidado. O Fortaleza, no momento, está muito acima dos concorrentes. É favorito. Entretanto, existe um fator traiçoeiro chamado soberba. Este tem despachado os que se julgam melhores. Quem pensa que já ganhou, perdeu. Ao correr da bola é que se vê na verdade quem é quem. A goleada do Fortaleza sobre o Alagoinhas (5 x 1) pode mascarar o que na verdade foi a partida. Antes de deslanchar, o Leão passou maus momentos. Sofreu o primeiro gol logo no início e por pouco não sofreu o segundo. Pikachu salvou. Foi um primeiro tempo angustiante. Na fase final o Leão tomou conta do jogo. A defesa tricolor andou dando espaços amplos. Esses detalhes não podem ser repetidos. O Náutico tem história. A tradição pesa em clássicos regionais. Esperanças cearenses em jogadores de decisão como Tinga, Pikachu e Renato Kayzer. Basta de desilusões na Copa do Nordeste. O Leão é agora a única força cearense em busca do título. É também a última esperança.    

 

Tradição 

 

Comete grave erro de avaliação quem diz que no futebol a tradição não pesa. Pesa, sim. E muito. Vejam só: o futebol pernambucano chegou a ser visto com desdém porque despencou para a Série B nacional. Contrariando prognósticos, eis o futebol pernambucano com dois times na fase semifinal: Náutico e Sport. É tradição, amigos. 

 

Equívoco 

 

A torcida e a crônica esportiva, no início do ano, entenderam haver amplas possibilidades de Ceará e Fortaleza decidirem o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste. Afinal, eram os únicos nordestinos da Série A. Agora, o clássico maior decisivo nem no certame estadual, nem na Copa do Nordeste. Só o Fortaleza ainda pode chegar à decisão. 

 

Pênaltis 

 

Pela segunda vez consecutiva o Ceará é eliminado na decisão por pênaltis. Em Iguatu, no Estádio Morenão, o primeiro tropeço. Todos imaginaram que dali seria tirada a lição de que é preciso caprichar mais nesta parte. Veio o CRB e eliminou o Vozão pelo mesmo processo. Isso é o que se chama tropeçar na mesma pedra.   

 

Projeção 

 

Das três competições das quais vem participando, o Ceará já foi eliminado de duas. Agora, antes da Série A e da Copa Sul-Americana, segue na Copa do Brasil. Vai participar da terceira fase. Seria interessante despertar para a realidade. As competições futuras são bem mais exigentes. Se não conseguiu avançar nas duas de menor peso, o que esperar? Há muita apreensão.