O jogo mais esperado da semana será Fortaleza x Fluminense, sábado, às 16:30, no Castelão. Na Série A, o Fluminense é líder com seis pontos. O Fortaleza é vice-líder com quatro. O Fluminense é o campeão carioca de 2023. O Fortaleza é pentacampeão cearense de 2023. Não poderia haver momento melhor para os dois se encontrarem. O Fluminense sagrou-se campeão carioca, aplicando uma goleada (4 x 1) no poderoso Flamengo. O Fortaleza foi penta diante do maior rival, o Ceará, ganhando o primeiro jogo (2 x 1) e empatando o segundo (2 x 2). É assim, com este festival de bons resultados, que os dois tricolores vão se encontrar.
Domingo passado, após primorosa apresentação e vitória (2 x 0) do Fluminense sobre o Athletico-PR, o técnico vencedor, Fernando Diniz, foi incensado como se o Maracanã fosse um templo religioso. Seguraram o turíbulo cronistas famosos como Ricardo Kotscho e Milly Lacombe, além do ex-jogador Romário, que defende a presença de Diniz no comando da Seleção Brasileira. Enfim, o Fluminense e Diniz vêm ganhando os holofotes nacionais. E é neste clima de exaltação ao campeão carioca que o Fortaleza buscará fazer a parte que lhe cabe: vencer o jogo no Castelão.
Ex-Ceará
Neste Fluminense, agora cantado em prosa e verso, estão dois ex-jogadores do Ceará: o lateral-direito Samuel Xavier e o atacante Lima. Samuel esteve no Ceará em 2014 e depois de 2018 a 2020. Em 2021 foi para o Fluminense. Lima, que fez um dos gols da vitória do Fluminense sobre o Athletico no Maracanã, atuou no Ceará no ano passado. Foi para o Fluminense agora em 2023.
Recado
Yago Pikachu, após marcar dois golaços na bela vitória (0 x 3) do Fortaleza sobre o Coritiba, certamente sepultou a cobrança de que ele não estava com o mesmo futebol de sua primeira estada no Leão. Além dos gols, sua efetiva participação coletiva. Observem que, nos contra-ataques que resultaram nos dois gols dele, Pikachu estava no lugar certo, na hora, e definiu. Show.
Demissão
A direção do Ceará não tinha mesmo como segurar o técnico Gustavo Morínigo. A sequência de insucessos como a perda do campeonato estadual e as duas derrotas seguidas na Série B, além da eliminação na Copa do Brasil, levaram Morínigo à demissão. Agora, em tempo recorde, o Ceará já contratou Eduardo Barroca, que hoje já comanda os treinamentos do clube.
Tempo
Eduardo Barroca terá menos de uma semana para arrumar a casa, visando a dois desafios: o primeiro, domingo próximo em Natal, no Frasqueirão, vencer o ABC, pela Série B. O segundo, quarta, 03 de maio, ganhar a Copa do Nordeste em Recife. Tudo com pouco tempo para encontrar soluções imediatas. Terá de ser, pelo menos no momento, treinador e milagreiro.
Ligação
Uma missão estará ligada à outra, apesar de competições diferentes. É que uma derrota do Ceará em Natal somará a terceira consecutiva. Ficará na lanterna (zero ponto) da Série B. Isso comprometerá o moral do grupo, colocando em risco a autoconfiança para a decisão com o Sport. Uma vitória em Natal virou obrigação mesmo. Eduardo Barroca assumiu o desafio. Boa sorte.