Hoje, às 16 horas, no PV, o Ferrão decidirá a Série D nacional diante da Ferroviária de Araraquara. Pela campanha, time invicto até aqui, o Ferroviário faz-se merecedor do bicampeonato. Nenhuma outra equipe, dentre as 64 do certame, pontuou mais que o Ferrão. Só mesmo uma injustiça muito grande não permitirá a concretização do objetivo coral. Aqui, cabe uma advertência: a melhor prudência para evitar surpresas será o respeito ao adversário. Numa análise comparativa, tendo por fundamento o jogo de ida no Estádio Fonte Luminosa em Araraquara, o Ferroviário provou que tem maiores possibilidades de vitória.
As alternativas e o repertório do Ferrão ficaram claramente expostos. São melhores e mais definidos. Mas os jogos decisivos, não raro, situam-se acima das perspectivas. Têm sua própria história, traçada no momento mesmo da decisão. Aí há fatores transcendentais. É o dia. É a sorte. É o azar. É a bola na trave. É o pênalti perdido. É o pênalti convertido. O morrinho artilheiro. O frango do goleiro. O herói. O vilão. Esses componentes quase sempre aparecem de forma inesperada. Não fazem parte do roteiro. Entretanto, reafirmo: só mesmo uma grande injustiça tirará o título do Ferroviário.
Leão
A vitória (2 x 1) do Fortaleza sobre o Corinthians valeu pela 23ª rodada da Série A nacional. A rodada será complementada neste fim de semana. Detalhe: o Leão não poderá ser ultrapassado. Está firme na oitava posição, com 35 pontos. O nono colocado, o Atlético-MG, está com 31 pontos. Mesmo que o Atlético-MG ganhe do Botafogo, só chegará aos 34 pontos. Isso é muito bom.
Momento
A despeito de o Corinthians ter tido alguns desfalques, deu para perceber que o Fortaleza tem boa condição de passar para a etapa final da Copa Sul-Americana. A disputa começa no dia 26 de setembro no Itaquerão em São Paulo. A definição acontecerá no Castelão em Fortaleza no dia 03 de outubro. Ver o Fortaleza na final da Sul-Americana será o maior feio de um time cearense.
Resposta
Sou admirador do futebol de Yago Pikachu, desde o tempo em que ele atuava pelo Paysandu de Belém. Depois, teve brilhante passagem pelo Vasco da Gama do Rio de Janeiro. Nessa época, não sei a razão pela qual não foi convocado para a Seleção Brasileira, pois ninguém estava melhor do que ele. Se estivesse no futebol europeu, teria sido convocado. Pura discriminação.
Diferença
Quando Pikachu voltou do futebol japonês, sofreu algumas críticas que, no meu modo de interpretar, foram injustas. Disseram que ele não voltara com o mesmo futebol. Bobagem. Ele realmente demorou um pouco para se adaptar à nova situação. Só isso. Depois fez belas apresentações. O gol da vitória sobre o Corinthians foi de bela feitura. Ele faz a diferença ainda.
Segunda-feira
O Ceará de Vagner Mancini tem jogo de definição segunda-feira diante do Novorizontino em São Paulo. Confronto direto. Se o Vozão vencer, ficará a um ponto do próprio Novorizontino, que está com 45 pontos. A subida do Vovô ainda dependerá de uma série de situações, mas as esperanças voltaram, após a chegada de Mancini. A conferir.