Hoje, a Copa do Nordeste chega com dose tríplice: Ceará x Sampaio, ABC x Fortaleza e Bahia x Ferroviário. Pela ordem, o Vozão entrará em campo primeiro, ou seja, às 17:30, no PV. Um desafio muito bom para uma avaliação mais rigorosa. O Sampaio Corrêa tem feito boas campanhas. O Ceará tenta sair da grave crise em que se meteu. Um tropeço logo mais pode causar um estrago enorme nos alicerces de Porangabuçu. Às 18:30, em Natal, no Estádio Frasqueirão, o Fortaleza enfrentará o ABC. O tricolor cearense está muito bem. Tem um elenco altamente qualificado e um treinador com o time na mão. Fechando a jornada, às 20:30, no Estádio Fonte Nova, em Salvador, o Ferroviário enfrentará o Bahia. Nesse caso, o dono da banca tem suas vantagens. A meu juízo, o Bahia é o adversário mais difícil, máxime por ser a partida no lendário estádio de Salvador.
Na estreia, o Ferroviário goleou o Ceará (3 x 0) no PV, o Fortaleza ganhou do Campinense (2 x 0) também no PV e o Sampaio Corrêa, no Castelão de São Luís, ganhou do Bahia. O Leão é líder do Grupo A, com seis pontos em dois jogos, enquanto o Ferroviário é vice-líder com três pontos, mas tendo um jogo só. A Copa do Nordeste começa bem equilibrada.
Artilheiro
Em boa fase, mesmo veterano já com 40 anos, o atacante Ciel, do Ferroviário, é o artilheiro isolado da Copa do Nordeste, com dois gols. No Campeonato Cearense, Ciel também é o artilheiro com quatro gols, mas tem como companhia o atacante Zaza, do Caucaia. Ciel está bem nas duas competições. Quando o jogador se cuida, é assim.
Enxuto
A Copa do Nordeste tem um regulamento bem simplificado. Dos dois grupos de oito clubes, quatro de cada se classificam para as quartas de final. Nas quartas de final e nas semifinais a disputa acontece em jogo único. Na fase final, para definir o campeão, serão dois jogos. Um regulamento enxuto, sem penduricalhos.
Treinadores
Há alguns treinadores, que eu não conheço, comandando equipes na atual Copa do Nordeste. No Vitória de Salvador está João Burse, que foi técnico do Cianorte. No Fluminense do Piauí está o técnico Eduardo dos Santos. No ABC está o treinador Fernando Marchiori. No CRB, Umberto Louzer. No Sergipe, Rafael Jacques. Todos esses treinadores com idade um pouco acima de 40 anos.
Preocupação
Chamo, mais uma vez, a atenção das autoridades do setor de segurança. A Gentilândia (capital do Benfica) está sofrendo uma sobrecarga de eventos paralelos. Isso dificulta a vida dos moradores dos dois bairros. Hoje, tem o pré-Carnaval, que atrai uma multidão, e tem o jogo do Ceará às 17:30. Há necessidade de melhor controle também com relação ao trânsito. Alô, AMC!
Presença
Com o bairro superlotado pelos dois eventos, é preciso que haja maior presença de agentes da AMC. É muito comum os motoristas irresponsáveis estacionarem seus carros nas entradas das garagens das casas e apartamentos, gerando transtornos aos moradores. Depois, se houver confusão, falta de aviso não foi.