O Ceará e os times do G-4 da Série B

Leia a coluna desta quinta-feira (9)

A classificação tem como líder o Vitória, com 66 pontos. O Criciúma é o segundo, com 60 pontos. O Juventude é o terceiro, também com 60 pontos. O Atlético-GO é o quarto, igualmente com 60 pontos. O Vitória está tranquilo, pois tem seis pontos a mais do que os concorrentes do G-4. Quais foram os resultados do Ceará no confronto com essas equipes? Diante do Vitória, o Ceará foi derrotado duas vezes. Perdeu no PV (0 x 2) e em Salvador, no Barradão (1 x 0). Diante do Criciúma, o Ceará ganhou duas vezes. Ganhou em Santa Catarina (1 x 2) e ganhou no Castelão (1 x 0). Diante do Juventude, o Ceará perdeu em Caxias (1 x 0) e fará o jogo de volta no PV no dia 25 de novembro. Diante do Atlético-GO, o Ceará ganhou em Goiânia (0 x 3), mas perdeu no Castelão (0 x 1). Conclusão: no confronto com o líder, o Vitória, o Ceará perdeu os dois jogos. No confronto com o vice-líder, o Criciúma, o Ceará ganhou os dois jogos. Com relação ao terceiro colocado, o Juventude, houve apenas uma partida, que o Ceará perdeu em Caxias. Ainda haverá o segundo jogo. Com relação ao quarto colocado, o Atlético-GO, o Ceará ganhou lá e perdeu aqui. Restou provado que, dos times do G-4, só o Vitória foi realmente superior.  

Chance 

O Sport é o quinto da Série B, com 59 pontos. Apenas um ponto a menos que três dos quatro times do G-4. O Sport ainda tem amplas condições de ganhar uma das quatro vagas para a Série A de 2024. A propósito, o Ceará enfrentou o Sport duas vezes. O Sport ganhou na Ilha (2 x 0). O Ceará ganhou no Castelão (2 x 1). Houve equilíbrio. O Sport está na briga. O Ceará fora da briga.  

Oscilações 

A irregularidade de produção foi que tirou do Ceará qualquer chance de ascensão. Observem que o desempenho do Vozão foi bom, quando no confronto com as equipes que estão no alto da classificação. Então, se teve futebol nivelado com a turma do G-4, exceto diante do Vitória, bem poderia estar na luta por uma vaga, visando à ascensão.  

Falha 

A diretoria do Ceará falhou porque não soube, no tempo devido, fazer a correção de rumo. Imaginou que correção de rumo seria apenas trocar de treinador. Ledo engano. Foi a constante troca de treinador que não permitiu ao Ceará criar um padrão de jogo consistente e bem definido. A cada dois meses, mudou o comando técnico. Absurdo. 

Dificuldades 

Vejam como está difícil manterem-se na Série A os times vindos da Série B. A. Em 2022, subiram Cruzeiro (1º), Grêmio (2º), Bahia (3º) e Vasco (4º). Agora, na Série A 2023, o Cruzeiro (17º, 37 pontos) está na zona de rebaixamento. Bahia (15º) e Vasco (16º) estão fora da zona, mas também com 37 pontos. Estão pendurados. Só o Grêmio faz bonito, pois está no G-4 da Série A.   

Início 

O certame estadual começará no dia 21 de janeiro de 2024 e terminará no dia 07 de abril de 2024. Competição rápida, tiro curto. O regulamento será o mesmo deste ano, ou seja, haverá quatro fases. Já a Série A nacional começará no dia 13 de abril, com uma cerimônia de abertura e jogo inaugural. Só faltam ressuscitar o antigo “Torneio Início”, que, a meu juízo, seria uma boa.