O almejado penta tricolor está na berlinda

Leia a coluna desta sexta-feira, (31)

Começa amanhã a decisão do Campeonato Cearense de 2023. Para quem dizia que os certames estaduais tinham perdido o interesse, aí está a prova contrária: todas as atenções se voltam para o Castelão. Terá o Fortaleza força mental para reverter a situação, após três derrotas consecutivas para o Ceará? Terá concentração capaz de esquecer que foi despachado da final da Copa do Nordeste, exatamente pelo maior rival?

O tríplice êxito alvinegro gerou uma situação inimaginável. Há um consenso de que o elenco tricolor é melhor e oferece mais opções. Sim, mas são três derrotas seguidas para o Ceará. Uma sequência muito rara em clássico-rei. Já agora são suscitados questionamentos sobre a suposta superioridade do Leão.Não estará havendo uma certa soberba por parte dos tricolores, ainda que de forma velada? A verdade é que o Vozão vem fazendo muito bem o que lhe cabe. Ganhou a primeira, coisas do futebol; ganhou a segunda, coincidência; ganhou a terceira, tem algo novo no front. Tem um Ceará que não se intimida e encara sem medo o adversário. Tem um Ceará disposto a mostrar que, quando a bola rola, há como neutralizar o poderio do Leão. Já fez isso três vezes. 

Conceitos 

O almejado pentacampeonato tricolor, há algum tempo tido e havido como certo, agora está na berlinda. O Fortaleza terá de rever conceitos sobre o clássico-rei. Não adianta uma superioridade teórica se, na prática, está perdendo todas para o Ceará. O Vozão ganhou confiança. Está fortalecido pelas três seguidas vitórias. Tornou mais imprevisível o que já era imprevisível.   

Destaque 

Nas três vitórias do Ceará sobre o Fortaleza, o atacante alvinegro, Eric, assinalou gol. Além dos gols, a sua participação coletiva tem sido de elevada importância, máxime pelo serviço. A defesa tricolor tem encontrado extrema dificuldade na tentativa de neutralizar as ações de Eric. É o seu melhor momento desde que aqui chegou. 

Contratação 

A movimentação do ataque do Ceará tem se mostrado veloz, máxime com Janderson pela esquerda. O setor ganhará mais qualidade e velocidade com a chegada de Eric Pulga, que vinha se destacando no Ferroviário. Pouco a pouco, o Ceará vai ajustando as suas linhas. Eric Pulga está mesmo no perfil ofensivo do Vozão.  

Treinadores 

Estou imaginando o que se passa na cabeça do técnico Juan Pablo Vojvoda, após perder três vezes seguidas para Gustavo Morínigo. Vojvoda deve estar invocado com os resultados. É natural que todo profissional tenha sua vaidade. Ninguém gosta de uma sequência de insucessos. Isso aumentou a responsabilidade de Vojvoda nos dois clássicos-rei que restam. 

Pressão 

É indiscutível que o Fortaleza sentirá a pressão pela necessidade de dar uma imediata resposta ao Ceará. Se perder a quarta partida seguida, a repercussão negativa entre os tricolores será comprometedora. Eu não lembro, em clássico-rei, ter havido uma sequência de quatro vitórias seguidas, quer do Fortaleza, quer do Ceará, máxime em tempo de definição.