Nordestão e o recado da primeira rodada

Leia a coluna desta segunda-feira (5)

No momento, a análise do futebol tem duas referências bem diferentes: o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste, que, para os antigos, será o eterno Nordestão. No certame estadual, restou provado que, após três rodadas realizadas, Fortaleza e Ceará novamente têm tudo para serem os finalistas. Está dando o que era esperado. Pode haver mudança? Claro que pode. Mas, se predominar o que está posto a olho nu, dificilmente o título não ficará com um deles. Há, porém, três times que, dependendo da evolução que possam apresentar, ainda poderiam ser apontados como capazes de surpreender os favoritos: Maracanã, Iguatu e Ferroviário. Mas terão de correr contra o tempo, máxime em um certame de tiro curto como a disputa doméstica cearense. Já no caso da Copa do Nordeste, a primeira rodada apontou que haverá mais exigências e equilíbrios. Alguém imaginou o aperto por que passaria o Fortaleza diante do América de Natal, uma equipe que tem história, mas no momento integra apenas a Série D nacional? O Botafogo-PB ganhou do Náutico no Estádio dos Aflitos, em Recife. O CRB ganhou do Itabaiana no Estádio Batistão. Passaram por muitas dificuldades times que jogaram em casa. Já o Vozão, com um time reserva, venceu fora de casa o Juazeirense. 

 

Termômetro 

 

É muito grande, portanto, a diferença entre um certame e outro. Em breve, será a vez de os clubes ingressarem na Copa do Brasil, a segunda mais importante competição das Américas. A verdade é que, quando começar o Brasileirão nas suas diversas categorias, já se saberá quem é quem neste festival de competências e incompetências. 

 

Etapas 

 

Quem é o melhor jogador do futebol cearense no momento? Minha resposta é simples: Yago Pikachu. Estou me referindo ao momento. Há outros jogadores que estão bem. O atacante do Ceará, Erick Pulga, é outro jogador que começou muito bem a temporada de 2024. Não sei a razão pela qual Erick Pulga ficou na reserva no ano passado.  

 

Ritmo 

 

Assim, é provável que até maio já seja possível dizer em que grau se encontrará o Ceará. O seu desafio é o maior dos papéis no momento: voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro. Além desse, um outro que está atravessado na garganta dos torcedores alvinegros: a interminável sequência de títulos do Fortaleza. 

 

Clássico 

 

No Campeonato Cearense, o primeiro clássico-rei do ano será no dia 17 de fevereiro, um sábado, às 16 horas, no Castelão. Não sei se os times vão com o que há de melhor ou se alguns jogadores serão poupados. A propósito, sou contra poupar jogadores em dia de clássico. Como dizia o saudoso Sérgio Pinheiro, é a nossa melhor mercadoria. Será dura burrice deixar na prateleira quem é destaque. 

 

Conclusão 

 

Já é possível observar quem pode ou não deslanchar. Mas ainda é cedo para qualquer tipo de avaliação definitiva. Uma coisa está muito clara: até o advento da competição maior, nas suas principais séries, os times terão de ralar muito. Terá muito maior proveito quem primeiro alcançar a sintonia fina.