Euforia
De repente, a mudança tricolor. O Fortaleza agora é todo esperança. Sorrisos abertos. Euforia completa. O Luís, editor de vt da TV Diário, chegou cedo com sua camisa. O Girlano Gadelha, supervisor de pessoal do Sistema Verdes Mares, foi incisivo: ´Agora não cai mais´. Assim por onde passei. Camisas e bandeiras tricolores de volta às ruas. Até sábado, o mote não será diferente. Mas a manchete do caderno ´Jogada´, de ontem, tem o necessário tom de advertência: ´A guerra não acabou´. A batalha final vem aí, traiçoeira, ardilosa. Nos bastidores fervilham interesses com ´malas´ e ´malas´. Criciúma e Marília certamente não deixarão passar a oportunidade de queimar o Leão, usando a via Brasiliense. Aí está a euforia tricolor, mas sem perder de vista a realidade da disputa. Lembrete importante: um empate poderá complicar o Fortaleza. A ordem, pois, é ganhar, tal como fez em Bragança Paulista.
Paraíba
Nei Paraíba, nem sobrinho, nem parente, nem aderente do famoso Assis Paraíba, fez o que estava ao seu alcance no ataque do Fortaleza. Ouvi opiniões favoráveis e desfavoráveis. Precipitada, creio, qualquer conclusão definitiva a respeito do potencial do jogador.
Tempo
É impossível, por uma única partida, dizer que o jogador presta ou não presta. Avaliação correta dá tempo ao tempo, exceto quando se trata de craque que logo no primeiro momento já revela e confirma talento superior. Paraíba precisará de mais alguns jogos.
Dificuldades
Nesta rodada final da Série B, apenas quatro equipes ainda estão definindo suas posições com relação ao rebaixamento ou não: Criciúma, Marília, Fortaleza e América. Qual delas está em posição mais desconfortável? Pelo número de pontos, claro, o Criciúma. Mas é preciso ver a questão do mando de campo e dos adversários.
Surpresa
O Marília, em casa, recebe o Ceará. O retrospecto alvinegro jogando fora é desalentador. Basta lembrar que o Ceará não conseguiu ganhar fora um jogo sequer. Surpresa grande se o Vozão derrotar o Marília. De qualquer forma os incentivos dos concorrentes do Marília existem. É o que se comenta.
Interdependência
O América, no Machadão, receberá o Corinthians. Sim, o Corinthians já com sua missão cumprida, sem a necessidade de matar-se em campo. Ainda assim, até mesmo um empate poderá rebaixar o América, caso Fortaleza e Marília conquistem vitórias. Interdependência total.
Gols
O número de gols marcados é importante e também define situações. Na Série C, a definição da última vaga aconteceu exatamente assim. Duque de Caxias/RJ e Águia/PA terminaram iguais em número de pontos, vitórias, empates, derrotas e saldo de gols (-4). O Duque de Caxias ganhou a vaga porque marcou 27 gols, enquanto o Águia fez apenas 20 gols.
Impossível
Na Série B, pela situação atual dos concorrentes, a definição não poderá acontecer pelo critério do número de gols marcados. Já o número de vitórias poderá, sim, definir situações. Exemplo, se Criciúma e América terminarem com 44 pontos e o Marília com 42, o Criciúma escapará do rebaixamento com uma vitória a mais.
Detalhes
Toda atenção em cada detalhe. Assim, empolgante, será a última rodada da Série B, sábado próximo. Um descuido poderá ser fatal.
Recado
No Debate Bola de domingo passado, o técnico Lula Pereira fez um apelo sério. Disse que os verdadeiros alvinegros deveriam ajudar o presidente Evandro Leitão, que está só no comando Ceará. E disse que a vaidade dos dirigentes é o que mais prejudica o futebol cearense.
Sócios
Não sei a quem Lula Pereira mandou o recado. Mas sei que, no mesmo programa, Edmilson Maciel, coordenador de comunicação do Ceará, disse que a grande parceria desejada por Evandro Leitão é ampliar o número de sócios que garantirão renda mensal permanente, capaz de cobrir significativa fatia da receita do clube.
"Não quero meus jogadores em programas de televisão e nem em entrevistas especiais".
Muricy Ramalho, visando a evitar badalações
Técnico do São Paulo