Matéria-589693

Acomodação

A situação do Ceará, que não mais pode subir nem descer, tem gerado inconsciente acomodação, como admitiu o técnico Lula. Entendo ser difícil passar ao atleta a idéia de que tem de lutar quando ele sabe que isso nada mais acrescentará ao objetivo do clube. Mas é bom tomar como exemplo a postura do Corinthians. O Timão, mesmo com tudo conquistado por antecipação, segue com atuações briosas, inclusive incomodando adversários. Belo exemplo de empenho e profissionalismo. A chamada da Gazeta Esportiva diz tudo: ´Corinthians promete postura de campeão até o final da Série B´. E a frase dita pelo meia Morais, inscrita no rodapé da coluna de hoje, também expressa a vontade corintiana de não afrouxar absolutamente nada. Gostaria que o Ceará, hoje, diante do Santo André, voltasse a jogar futebol como se mais pontos precisasse somar. Foi muito feia a preguiça havida em Maceió.

Interdependência

Hoje o Leão fica de olho no resultado de São Caetano x América, em São Paulo. Claro, torce por vitória do São Caetano. A propósito, o time paulista terá de jogar muito mais do que mostrou aqui no jogo passado, quando, sem sucesso, insistiu nos lances aéreos para Tuta.

Objetivo

O Santo André tem motivos para aplicar todo empenho hoje diante do Ceará no Castelão. Defende sua posição de terceiro no G-4. Ao Ceará é cobrada dignidade, pois, em Maceió, o time se mostrou sem fibra, apático, desinteressado. Desagradável atitude, diga-se.

Técnicos

Dentre os times do G-4 da Série B, dois são orientados por treinadores que já passaram pelo Fortaleza: Silas Pereira e Márcio Araújo. Os dois não tiveram sorte no Leão. Márcio não conseguiu qualificar o Fortaleza para a Série A nacional. E Silas perdeu o primeiro turno cearense para o Icasa. Por isso perderam seus cargos.

Classificado

No Avaí, time confirmado na Série A 2009, dois ex-jogadores do Ceará: Arlindo Maracanã e André Turatto. O primeiro experimentou momento muito bom no alvinegro, máxime quando teve liberdade para suas ações. Quanto a André, teve passagem mais discreta.

Mais

Além dos jogadores citados, fizeram parte da campanha do Avaí, que subiu para a Série A 2009, Wendell (ex-Uniclinic, ex-Ceará, ex-Fortaleza) e Cocito (ex-Fortaleza). Portanto, estiveram no futebol cearense, Silas Pereira, Arlindo Maracanã, André Turatto, Wendell e Cocito. Lá, deram certo...

Compromisso

Tento entender a razão por que jogadores e técnicos, que não dão certo aqui, terminam por alcançar êxito completo noutras praças. Acho muito esquisito alguns entraves que só acontecem no futebol cearense. Aí, quando técnicos e jogadores buscam outras praças, logo deslancham. Pode?

Dificuldades

Quem terá adversários mais difíceis: Fortaleza, América, Criciúma ou Marília? Teoricamente, o América de Natal enfrentará obstáculos mais complicados, pois pega fora São Caetano e Barueri. E fecha sua campanha em Natal, diante do Corinthians. Síntese. Nada fácil.

Avaliação

O Fortaleza, não obstante jogar fora com Barueri e Bragantino, terá em casa, no Castelão, uma partida que teoricamente poderá ser menos difícil, ou seja, contra o Brasiliense. Mas é bom lembrar que esse jogo poderá, de forma definitiva, traçar o destino do Leão 2009.

Em casa

Tudo ainda está muito complicado entre os da faixa de 37 a 41 pontos na Série B. O Criciúma, por exemplo, tem dois jogos em casa, um deles contra o Gama. Dos que lutam contra o rebaixamento, o Criciúma é o único que terá dois jogos em casa. Significativa vantagem, pois.

Camisas

O falta de camisas oficiais do Icasa, Gurani e Crato E. Clube nas lojas de material esportivo do Cariri deve ser contornada. Com a chegada do Campeonato Cearense 2009, já em janeiro, o departamento de markenting de cada clube cuidará de estimular a compra dos uniformes por parte da torcida. É preciso fazer isso mesmo.

"Enquanto não estivermos de férias, a gente sempre vai entrar forte."
Morais, justificando a pegada corintiana
Meia do Corinthians