Definição de rumo
Confesso que às vezes fico indeciso sobre como abordar a situação do Fortaleza. Depois de reflexão mais acentuada, opto por não jogar a tolha, mesmo reconhecendo as extremas dificuldades do tricolor de aço. Como considerar rebaixado quem ainda não caiu? Como entender fora quem ainda tem chance de ficar dentro? Alguns argumentam que a realidade é cruel, dura e que não pode ser escondida da torcida. Mas ninguém está escondendo nada. Os empecilhos que o Leão terá pela frente são todos mostrados diariamente aqui. A rigor, o Fortaleza quer a 16ª colocação, única capaz de evitar o despenhadeiro. Ele não mira o adversário, mas a posição. Pouco importa quem lá esteja. O Fortaleza lutará por este lugar salvador. Hoje à noite, após esta 35ª rodada, fechada, já se saberá o rumo a ser tomado. Marília, Criciúma e América/RN estão na mesma briga. Um pouco mais de folga para o América/RN. Tão-somente.
Objetivo
Chega um instante em que não importa que tipo de modelo tático ou que jogadores serão utilizados. Hora em que o resultado estará acima do modelo (4-3-3, 3-5-2). Assim, nem adianta se deter sobre a escalação do Fortaleza, mas sobre o que esta será capaz de fazer.
Adversários
Numa entrevista ao Debate Bola (TV Diário), Heriberto da Cunha fez uma declaração sensata. Disse que ao Fortaleza não cabe preocupação sobre qual a posição de São Caetano, Barueri, Bragantino e Brasiliense na classificação. Cabe vencê-los. E depois ver como fica.
Imune
Quem continua acima da crise tricolor é o goleiro Tiago Cardoso. Digo mais: se não fosse ele, nenhuma esperança existiria para o Leão. Tiago com suas monumentais defesas garantiu muitos pontos que, se não fosse ele, o Fortaleza teria perdido. Poucas vezes falhou durante toda a temporada. Está imune às crises.
Ânimo
Que Osvaldo não se intimide após ter perdido pênalti num momento em que o Fortaleza mais precisava de um gol. Vi no semblante de Osvaldo a expressão de angústia. São coisas que acontecem e servem para o amadurecimento do jogador.
Presença
A torcida do Fortaleza tem obrigação de comparecer ao Castelão esta noite. Em momentos assim é que se dimensiona a fidelidade de uma torcida. Vale tudo para não deixar o Fortaleza ser rebaixado. Pelo menos, por momentos, esquecer as raivas sofridas e os ranços. Todos são passageiros da mesma nau.
Missão
Evandro Leitão foi muito claro quando disse que o Ceará cumprirá sua missão nos jogos que restam. Entrará com dignidade e para vencer. Jamais relaxará visando a beneficiar ou prejudicar a quem quer que seja. E não poderia ser diferente. Só não ganhará se as circunstâncias normalmente não permitirem.
Fora
A questão da vitória fora, que o Ceará não conseguiu neste certame, continuará sendo objetivo alvinegro, tanto hoje em Maceió como na última rodada em Marília. Evandro reforçou o objetivo da missão.
Voto
Antecipei meu voto sobre a escolha do dirigente do ano. Para mim, Evandro Leitão. Motivo simples: a forma como organizou o Ceará nos seus diversos segmentos, mormente no tocante à transparência e prestação de contas. E mais: já planeja o Ceará 2009, inclusive fazendo contratações.
Seleção Série B
Sugestão de Laurindo Vieira (laurindo.vieira@hotmail.com): Eduardo Martini (Avaí); Osmar (V. Nova) - Chicão (Cor) - Cássio (Avaí) e André Santos (Cor); Heleno(V. Nova) - Marquinhos (Avaí) - Marcelinho Carioca (S. André) e Douglas (Cor); Nunes (Brag) e Túlio (V. Nova).
Opinião
Do técnico Salvador Barbosa (salvadorbarbosa@hotmail.com): ´O futebol cearense é celeiro de jovens talentos. Os clubes de fora os levam e deliciam-se com as qualidades dos mesmos´. A opinião do técnico Salvador Barbosa procede. Muitos jovens são levados daqui sem terem sequer chance nos times grandes.
"Futebol é de alto nível e, para mantermos a média, precisamos continuar jogando no limite."
Hernanes
Meio-campista do São Paulo