Avante
O Fortaleza, pela tradição, costuma ultrapassar com altivez momentos de grande turbulência. E, exatamente por isso, quero acreditar que, mais uma vez, o Leão contornará a desvantagem de jogar fora de casa diante de um time que tem sido um calo na sua vida: a Ponte Preta. Há muito não vejo o tricolor tão quebrado como agora, com tantos jogadores entregues ao departamento médico. É incrível. O técnico Heriberto da Cunha fez o possível e o impossível para avaliar e definir a melhor formação com o grupo disponível. Entendo que, pelas circunstâncias, mesmo enfrentando esses contratempos, o Fortaleza não poderá conter-se na defensiva. Terá mesmo de assumir riscos calculados, acreditando no potencial de Rinaldo e Adailton. Nessa parte, fundamental será o municiamento a partir da meia-cancha que, pelas improvisações, tanta dor de cabeça deu ao treinador Heriberto da Cunha.
Produção
Não raro, improvisações em massa dão respostas positivas. Há muitos casos de times que mudaram parte de suas estruturas e conseguiram surpreender os adversários. No início da competição, o ABC aqui esteve sem seis titulares e surpreendeu pela boa produção.
Força
Gostaria de ver Raul novamente desenvolvendo seu belo futebol. Todo atleta tem desafios. Taí mais um para Raul: superar esse desfavorável momento psicológico. Os bons jogadores precisam de força mental. Se não for assim, Raul colocará em risco a sua própria profissão.
90 anos
O Fortaleza chega hoje aos 90 anos de existência. Uma longa história de títulos e conquistas. A grande arrancada tricolor começou em 1967, quando ganhou na garra o título estadual. Nasceu daí o slogan ´Leão do Pici´, por iniciativa de José Raimundo Costa, Vicente Alencar, Sílvio Carlos e Jackson de Carvalho.
Ações
Em 1969, Sílvio Carlos e Luciano Frota visitaram hospitais, distribuindo brinquedos. O lema era ´Criança gosta de brinquedo, sorvetes e gols de Erandir Montenegro´.
Campanha
Daí o lema ´Clube da Garotada, massificado em cartazes nas vitrines das lojas. José Raimundo Costa, antes de morrer, pediu ao Sílvio que não deixasse apagar essa chama. Sílvio conseguiu. Quase 40 anos depois, em 2006, no conselho deliberativo tricolor, Sílvio distribuiu entre colégios públicos cerca de 100 mil cadernos (capa com escudo e contracapa com o hino do clube).
Crescimento
Certamente, em virtude dessas ações junto às crianças e aos jovens, o Fortaleza viu o notável crescimento de sua torcida, apoiada no trio ´Leão, Garotada e Cadernos Escolares´. Nada melhor que uma vitória hoje para uma nova arrancada rumo a melhores dias.
Mensagem
De Beth Fontenele, torcedora do Fortaleza: ´O Leão, nos seus 90 anos de glória, garra e realizações, com certeza vai superar os obstáculos e fazer da sua história um eterno final feliz. Assim é o Tricolor de Aço´.
Atento
Logo mais, o técnico Lula Pereira estará atento ao jogo do Conrinthians contra o Bahia. Será importante estudar o atual momento do Coringão que vem de três empates consecutivos. Aliás, o empate com o Santo André foi obtido na raça, após estar perdendo por 2 a 0. Portanto, Lula deve tirar o melhor proveito para escalar o Ceará.
Desfalques
Hoje, o Corinthians não terá André Santos e Herrera. Lula Pereira terá de levar isso em consideração. E, a partir das observações de hoje, montar o Ceará de acordo com as conveniências do jogo, bem como levando em conta o modelo e a produção do Corinthians.
Empates
Nas três partidas passadas, o Corinthians não sabe o que é vitória: empatou com São Caetano (2 a 2), Marília (1 a 1) e Santo André (2 a 2). Sabemos que é difícil a tarefa alvinegra no Pacaembu. Mas é bom não esquecer a proeza do Bahia no jogo de ida, quando ganhou do Corinthians em pleno Pacaembu. Logo...