Matéria-581573

Perfil

A Série B nacional tem predominância paulista (Corinthians, Santo André, Barueri, Bragantino, Ponte Preta, São Caetano e Marília). Estão fora Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Minas Gerais. Fico a pensar: será isso um campeonato nacional mesmo? Com tantos estados fora, mais me parece um certame capenga. Inteiro seria se contemplasse todo o País, ou seja, um certame capaz de avaliar nacionalmente a qualidade do futebol de todas as unidades da Federação. Não vejo como Campeonato Brasileiro as Séries A e B. São competições parciais. Mais próximo de um certame nacional está a Copa do Brasil porque tem a representação de todos os Estados. Mas o sistema mata-mata da Copa anula o sentido abrangente das rodadas iniciais. O perfil das Séries A e B ainda deixa muito a desejar.

Marginalização

Fora da ´Série A´ estão: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. A maior parte do País à margem das disputas.

Privilégios

Nós chamamos as Série A e B de Campeonato Brasileiro mais pelo costume que pela abrangência. A disputa acontece apenas entre alguns Estados e entre clubes que têm o privilégio de dotações mais altas. Caso do Clube dos Treze, que de treze só tem o nome.

Diferente

Quando o Fortaleza estava na Série A, o ex-presidente do Fortaleza, Ribamar Bezerra, já alertava: ´É uma vergonha a diferença de cotas entre o valor pago a um São Paulo, Flamengo e outros privilegiados, diante do que recebe o Fortaleza´. Ainda hoje persiste essa diferença. Um absurdo.

Clubes

Muita gente considera que o número de 20 clubes é o ideal para uma disputa nacional. Tenho minhas dúvidas. Ideal seria se distribuído por regiões. Considero injusto porque dominado pelos centros de maior poder econômico. Além disso, grupos de empresários formam clubes apenas para fazer negócios. Não creio seja isso salutar.

Repensar

Não dá para comparar a proporção de 20 clubes num país de dimensão continental como o Brasil com 20 clubes em países pequenos como Itália, França, Espanha, Inglaterra e outros assemelhados. Já é hora de repensar o assunto.

Bravura

Pelo desejo de certos dirigentes do Sul/Sudeste, os times do Nordeste há muito já deveriam ter sido isolados da Série A. Louvável a presença de Vitória/BA, Sport/PE e Náutico/PE que estão resistindo bravamente.

Opinião

O maior especialista, quando o assunto é Seleção Brasileira, chama-se Airton Fontenele. Eis a opinião dele sobre o empate Brasil 0 x 0 Colômbia no Maracanã: ´A Canarinho não teve habilidade para romper o bloqueio adversário. Suas duas grandes estrelas, Kaká e Robinho, estiveram apagadas´. É verdade, Airton.

Arbitragem

Como Minas Gerais não tem time na Série B, não há como dizer que o trio mineiro, escalado para o jogo do Fortaleza, será favorável ao adversário tricolor. Esperamos, pois, que o árbitro Álvaro Quelhas e os auxiliares Rodrigo Baeta e Wenderson Mozzer tenham comportamento de meninos bons.

Incentivo

De Francisco Guedes (guedesfco@hotmail.com): ´No começo da Série B, para muitos o Vozão já estava rebaixado. Agora, faltando ainda sete rodadas para o término do certame, o Ceará praticamente se garantiu na Série B 2009. Realmente essa diretoria merece aplausos. Saudações´.

Mensagens

De Francisco Evandro Ferreira Leite (www.evandrofleite@yahoo.com.br), Rio de Janeiro: ´Faça reportagem com o ex-jogador Magela, que voltou a residir em Fortaleza.´ /// De Lídio Neto (Agap): ´Dentro de minhas propostas para a Secel (Secretaria de Esporte), está a ´Calçada da Fama´ no PV´.

"Não foi porque ele errou em uma corrida que isso acontecerá de novo".
Felipe Massa, analisando o lado emocional de Lewis Hamilton
Brasileiro da Ferrari - Fórmula 1