Os eleitos
Quais serão os eleitos? Na política, a definição acontecerá amanhã ou, em algumas cidades, no segundo turno. Quanto ao futebol, ainda demandará tempo. Teremos até a 38ª rodada para a completa definição. Alguns times poderão garantir vaga por antecipação. Caso do Corinthians. Outros padecerão até o fim do certame. Ceará ainda sonha com o G-4. Nada de enrolar a bandeira, embora difícil a possibilidade de lá chegar. Tem de ganhar fora. A chance está aí, pois o Criciúma sofre grave crise. Será hoje, na 29º a primeira vitória alvinegra no campo do adversário? Numa outra situação, o Fortaleza busca sair da zona maldita. E tem condições de fazê-lo. Não digo seja jogo fácil, pois o América tem seus valores. O salto do Leão terá de ser como o salto do português Nelson Évora, medalha de ouro no triplo dos Jogos Olímpicos de Pequim, com 17m67. Um salto de três pontos para espantar todos os concorrentes.
Proposta
Pela escalação do Ceará, já se vê a proposta ofensiva que Lula Pereira resolveu adotar. A rigor, na marcação ficam Michel e Chicão. Para apoiar Ederson e Sérgio Alves lá estarão Cleisson e Robson Luís. A meta é buscar três pontos fora para manter esperanças de G-4.
Motivo
O comentarista Sérgio Pinheiro tem opinião interessante. Ele observou que o time com três volantes não conseguiu trazer uma vitória sequer no atual certame. Então, se é para perder com três volantes, melhor arriscar com mais gente na frente, em busca da vitória.
Rumo
De certa forma, procede a linha de raciocínio do Sérgio Pinheiro. Se atuando com três volantes não ganhou lá fora, então que se arrisque mais. Talvez Lula esteja pensando da mesma forma. Cansou de tentar conter, barrar os adversários. Agora que os adversários tentem conter o alvinegro. É mais ou menos por aí.
Oposta
Numa linha oposta, bem diferente, o analista Carlos Fred compreende que, como Cleisson e Robson Luís não são chegados a uma marcação, poderá haver sobrecarga de trabalho nos ombros de Michel e Chicão. Diz Fred que o Criciúma poderá criar embaraços caso encaixe os contra-ataques. Entende que Marcos Paraná daria melhor consistência no combate.
Argumento
Sérgio Pinheiro reconhece que Marcos é bom no combate, mas termina estragando tudo porque rouba a bola, mas, ao passar mal, devolve-a ao adversário, situação que acaba comprometendo o sistema defensivo.
Opções
De minha parte, entendo que o time do Ceará está bem escalado. E terá mesmo de arriscar mais. Além disso, Lula Pereira terá opções para mudanças, caso o Criciúma consiga neutralizar a proposta cearense
Presença
Alô, torcida do Fortaleza! Dupla ordem: primeiro, comparecimento maciço para apoiar o Leão; segundo, vitória como lema, tema, bandeira, razão, objetivo, tudo. Tem de sair da zona de rebaixamento já, agora. Aqui não há meia palavra.
Superação
Jogadores nos quais deposito muita confiança: Flávio Medina que, quando entrou na meia-cancha, apresentou belo futebol. Hoje, na ala, tem tudo para crescer ainda mais porque na dele. Cito também Josimar pelo que produziu e mostrou. Não cito Mateus porque não o vi em ação. Mas tenho acompanhado os fartos elogios dos que acompanharam os treinos do rapaz.
Retorno
Tópico especial para Reinaldo neste retorno. Não exijam dele perfeição: exijam compromisso. Saibam vibrar com o seus gols, mas compreendam que ele não é perfeito caso venha a perder chances de ouro. Como costumo dizer, Rinaldo e o Fortaleza formam fusão de imagem.
Cuidado
O América não ganhou um jogo fora de casa ainda: empatou quatro jogos e perdeu 10 partidas. Incrível. Cuidado com as articulações do meia Souza, a inteligência privilegiada da equipe. Max, aquele que marcou quatro na goleada (5 x 1) aplicada no Vila Nova, está de volta. O América saiu do rebaixamento na rodada passada.
"O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso..."
Bill Shankly
Treinador inglês