Matéria-577015

Dupla atenção

A partir de agora, cada competidor da Série B nacional terá de ficar atento à pontuação dos que estão no G-4, mas sem perder de vista o grupo que vem atrás, já chegando. Portanto, dupla atenção. É como quem está numa embolada corrida de Fórmula-1: na primeira curva, pode ganhar ou perder posição. Basta uma desatenção. O Ceará, por exemplo, tem de focar o Barueri (4º colocado com 48 pontos), mas tem também de ficar atento aos que o perseguem mais de perto como São Caetano (40 pontos), Juventude (39) e Bahia (39). No caso do Fortaleza, três times estão com 30 pontos na zona de rebaixamento (Fortaleza, Criciúma e Marília). Tamanho aperto não mais permite deslizes em casa, motivo pelo qual cresceu de importância a partida do Leão, sábado, diante do América de Natal. O Fortaleza precisa saltar para os 33 pontos, visando a ter melhor poder de manobra nas rodadas seguintes.

Vantagem

Embora com o mesmo número de pontos (30), o Fortaleza tem vantagem sobre o Criciúma no saldo de gols (-1 a -10). E tem vantagem sobre o Marília no número de vitórias (8 a 7) e no saldo de gols (-1 a -13). Com vitória, o Leão deixará para trás Brasiliense e América.

Ultrapassagem

Em caso de vitória sobre o América, o Fortaleza poderá também ultrapassar o Gama. Basta um empate do Gama com o Santo André. Aí o Gama ficará com 33 pontos, mesmo número de vitórias do Leão, caso este ganhe do América. Mas o Gama com saldo negativo de 21 gols.

Cearenses

Importante para o futebol cearense seria, então, vitória do Ceará sobre o Criciúma, que está colado no Fortaleza. Importante para o Ceará porque manteria as chances de chegar ao G-4, além de não permitir o avanço de um dos concorrentes do Fortaleza.

ABC

Até mesmo o ABC, 13º colocado, poderá ser também ultrapassado pelo Fortaleza. Para isso, o ABC em casa teria de perder para o Bahia. O ABC ficaria com seus atuais 33 pontos. Seria alcançado pelo Leão com os mesmos 33, mas ficaria com uma vitória a menos que o Fortaleza.

Rodada seguinte

Já se vê o quanto a rodada de sábado está interligada pelos interesses próprios e recíprocos. Além disso, caso haja vitórias de Ceará e Fortaleza, o clássico entre ambos na rodada seguinte, dia 11 de outubro, seria para pegar fogo, porquanto, por motivos óbvios, os dois precisariam da vitória. É assim o momento de definição.

Diferente

Já o Ceará torce por derrota do Bahia, que está com 39 pontos, um a menos que o alvinegro. Já a Ponte Preta, que está na frente do Ceará, com 44 pontos, tem tudo para chegar aos 47 pontos, pois recebe em Campinas o CRB. Só uma zebra tirará pontos da Ponte aí.

Recuperação

Lamentável a ausência de Lúcio, que seria peça importante no difícil jogo contra o Criciúma. Ainda bem que sua contusão não foi grave como a princípio parecia. Já poderá voltar no jogo seguinte. De qualquer forma, obrigou o técnico Lula Pereria a alterar seus planos.

Aposta

Quem está em alta junto à torcida do Ceará é Ederson. Sempre que entra, Ederson mostra qualidade. Nota-se a diferença de produção. Ainda não entendi a razão pela qual Lula Pereira só utilizou esse jogador como alternativa. Na verdade, há muito Ederson vem merecendo estar entre os titulares.

Sugestão

De Hider Ponte (hiderponte@bol.com.br): ´Como na coluna você dá muita atenção aos ex-jogadores, sugiro espaço para eles também no ´Debate Bola. Gildo, Babá, Mozart, Luís Veras, Marcos do Boi, Pacoti, Damasceno (O Príncipe´), Edmar, Baíbe, etc. Esse pessoal tem muito a dizer´.

Minas Gerais

De Genésio Gomes Moura (cearagg@hotmail.com), cidade Elói Mendes, em Minas Gerais: ´Quero deixar um grande abraço ao Tom Barros. Não faz muito tempo(25 anos), o Tom narrou um jogo do time em que eu jogava, o River, da Vila União. Nesse dia eu fiz dois gols. Com muita honra eu era chamado de Nunes´.

"Enquanto não tivermos organização, nossos craques continuarão indo embora."
Antonio Augusto M. Farias
Colaborador (augusto_farias@hotmail.com)