Esperança
São difíceis as possibilidades de o Ceará ainda alcançar o G-4, mas a vale a velha colocação: enquanto houver vida, haverá esperança. Os incrédulos já enrolaram a bandeira. E até se dão por satisfeitos com a permanência na Série B. Discordo dos que entroniza o desânimo, fato que poderá trazer acomodação aos pusilânimes por natureza. Há 30 pontos em disputa. O Ceará tem 37. Portanto, está na briga, não obstante remotas as possibilidades. O ABC veio ressabiado. A pisa que levou do Fortaleza em pleno Frasqueirão abalou o grupo. Aliás, o ambiente já estava desgastado, fato que determinou a saída de Ferdinando Teixeira e a contratação de Artur Neto. As tentativas de ingerência denunciadas pelo ex-treinador geraram desconforto no setor diretivo. É assim, contornando problemas, que o ABC enfrentará o Ceará. Este, aliás, precisa voltar a fazer do Castelão seu palco de vitórias, não de tropeços.
Melhorou
Exceto nos 15 primeiros minutos do jogo passado, diante do Avaí, a dupla de zaga do Ceará, Fabrício e Dezinho, atuou bem. Superou as dificuldades iniciais e depois conseguiu neutralizar as ações dos catarinenses. Gradualmente o ajuste vai acontecendo.
Estréia
Holanda Júnior, da TV Diário, descobriu no arquivo o vídeo da estréia de Jorge Guerra pelo Sport em 2006. E, pura coincidência, justamente contra o Ceará. Jorge jogou bem e fez belo gol. O jogo terminou 2 a 2. Hoje, Jorge estréia pelo Ceará. Que a cena se repita!
Prejuízo
Costumo lembrar que a expulsão de um atleta traz duplo prejuízo: no momento do ato e quando de sua compulsória ausência no jogo seguinte. É o caso de Lúcio. Desde que chegou ao Ceará, seu melhor desempenho estava sendo exatamente contra o Avaí. Fez a bobagem da entrada violenta em Cocito e deu no que deu.
Evolução
Quem entrou bem no jogo passado foi Deives. Impressionou pela desenvoltura de seu desempenho, mostrando-se bem à vontade. Esperança de evolução no grupo. Tenho certeza de que Lula saberá utilizá-lo bem. Quem mostra serviço merece oportunidade.
Apelo
O presidente do Ceará, Evandro Leitão, fez ontem no programa do Belmino (TV Diário) importante apelo à torcida. Mostrou o quanto precisa da presença do torcedor. Concordo com ele. Não é hora de recuo, mas de presença, exatamente para tentar reanimar o time que está oscilante.
Fechamento
Não analisei o jogo Vila Nova x Fortaleza porque o horário de encerramento da coluna foi antes mesmo do início da partida.
Surpresa
Ninguém sabe mais sobre Seleção Brasileira do que Airton Fontenele, o mestre. Veja só o que ele escreveu sobre Mancini, convocado por Dunga: ´Na 17ª convocação da Canarinho principal, desde agosto/2006, pela primeira vez Dunga chamou o mineiro Mancini (28 anos), ex-lateral-direito, mas destaque há vários anos como meia no futebol italiano.´
Dados
Segundo Airton, Mancini jogou no São Caetano, Atlético/MG (bi, 1999/2000), Venezia, Roma e agora Inter de Milão. Atuou 13 vezes por seleções brasileiras: 09 pela Olímpica (1999/2000 - convocado por Luxemburgo) e 04 pela Canarinho principal (2004, campeão da Copa América - convocado por Parreira). Versátil, de força, goleador. Deve ser titular´.
Mais problemas
Além da série de contratempos, o técnico Artur Neto administra diversas situações desfavoráveis no ABC. A ausência de Jean Carioca, Ivan e Fabiano trouxe mais dor de cabeça para o treinador, que padece mil dúvidas sobre como montar a meia-cancha. Ótimo para o Ceará.
Proveito
Resta saber até que ponto o Ceará tirará proveito da situação. A propósito, o Vozão ainda está com o ABC atravessado na garganta em razão daquele empate (3 a 3) em Natal, quando chegou a fazer 3 a 1, mas cedeu em razão da tarde inspirada de Valdir Papel, que marcou os três gols do ABC. Valdir nem mais no ABC está.
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas."
Francis Bacon
Filósofo inglês