Deficit no returno
Metade do mês. O tempo passa rápido como supersônico. Ceará e Fortaleza precisam refazer suas projeções no returno. Após cinco rodadas da Série B nacional, a situação não está nada animadora. Dos 15 pontos disputados, o Ceará ganhou somente cinco. E o Fortaleza teve desempenho ainda pior: ganhou apenas um ponto. O Ceará perdeu para Vila Nova (1 x 2) e Brasiliense (3 x 1). E empatou com Juventude (0 x 0) e Paraná (1 x 1). Seu resultado importante foi ganhar da Ponte Preta por 2 a 0 no Castelão. Já o Fortaleza conquistou apenas três pontos na goleada em que aplicou 5 a 1 no Bahia. Perdeu todos os demais (Paraná 3 a 1; Gama, 2 a 0; Corinthians 3 x 1 e Avaí 2 a 1). Esses dois últimos fora de casa. Numa projeção, já se vê que não há como pensar em subir para a Série A 2009. Verdade que o Ceará, nono colocado, ainda tem chances. Mas somente se ampliar a proporção de vitórias.
Demais, amigo
Posso estar enganado, mas parece que perder nos últimos minutos e levar gol nos acréscimos são coisas que só acontecem com times cearenses. Não raro, Ceará e Fortaleza cedem espaço assim, de forma inexplicável. Aquela do Fortaleza diante do Avaí foi demais.
Horário
Num país de insegurança, com todo tipo de crime, principalmente assaltos, marcar jogo para começar às 21:45 é desrespeito ao torcedor. Pois os jogos Fortaleza x Juventude e América/RN x Ceará, amanhã, serão nesse horário. Até quando, meu Deus, suportar essas loucuras...
Risco
A Igreja Católica, em vista da insegurança, não mais faz a Missa do Galo e a da Ressurreição à meia-noite. Antecipou tudo para 20 horas, visando a evitar a prática de assaltos ou agressões contra os fiéis. No futebol fazem exatamente o contrário: expõem o torcedor, quando do retorno, a todo tipo de violência. E ainda temos de engolir seco.
Imediata
O Fortaleza, para tentar reverter o quadro que lhe é desfavorável, apostou nas contratações de Rodrigo, Flávio Medina, Bruno Costa, Josimar e Berg. A resposta positiva desses atletas em campo terá de ser logo, tipo conexão imediata. Problema é que alguns ainda não estão no ponto ideal.
Observações
Do jornalista Ivan Bezerra ´O lateral Flávio Medina deixou ótima impressão. O meia Rodrigo, que tem toque refinado, sentiu dificuldade ao tentar pôr em prática seu futebol, já em razão do gramado-piscina do Ressacada´. Vamos ver amanhã.
Cuidado com ele
Os quatro gols que Max, do América, marcou no Vila Nova/GO servem de advertência à defesa do Ceará que enfrenta o time potiguar amanhã. Verdade que fazer quatro gols num jogo faz parte das exceções. Mas não custa nada ficar de olho nesse rapaz, que vem mais motivado do que nunca.
Reforços
A posição do presidente Evandro Leitão, que pretende contratar mais três reforços, é a prova inequívoca de que ele sabe das carências do Ceará. Sem reforços, que venham para definir situações, o alvinegro não tem como no momento pensar com otimismo no G-4, tamanha as oscilações.
Diferença
No returno, o Ceará já deixou de ganhar cinco pontos em casa (três diante do Vila e dois diante do Paraná). Cresce a necessidade de ganhar jogos fora. Para tirar a diferença, precisa ganhar do América. Tem de pensar assim para tirar a diferença.
Mensagens
De Anny Karinny (karinny_silva@hotmail.com): ´O Castelão tem capacidade para receber jogo do Brasil, mas carece de controle nos ingressos. Os cambistas tomam conta. E nós, sem condições de passar o dia em filas, ou compramos mais caro ou ficamos em casa vendo pela TV.
Fórmula-1
Pilotos cada vez mais jovens conseguem sua primeira vitória. Ontem o alemão Sebastian Vettel (21 anos, 2 meses e 11 dias) ganhou seu primeiro GP . O recorde era do espanhol Fernando Alonso (22 anos e 26 dias). O mais jovem brasileiro a ganhar seu primeiro GP na F-1 foi Emerson Fittipaldi (23 anos, 9 meses e 22 dias).
"Esta taça é para vocês, bando de traíras".
Dunga (então capitão do tetra, num desabafo contra os críticos)
Técnico atual da Seleção Brasileira