Mudanças
Há situações que nem o treinador do time consegue explicar. É o caso da falta de vitórias do Ceará nos estádios dos adversários. Difícil entender. Mas, como hoje será em casa, há vitória à vista. Aqui, vencer é a regra; perder ou empatar, exceção. O jogador deve entender quando está na hora de um banco. Na maioria das vezes, faz bem. Caso de Vavá. Ele já viveu drama assim. Mas quando volta ou entra no transcorrer do jogo, logo retoma a condição de artilheiro. Situação inversa: Charles Chad. Merece chance maior. O mesmo se pode dizer de Lúcio, com seu gol e vontade de jogar. Jogar com alegria, com prazer. O Paraná é vice-lanterna. Cuidado. O Brasiliense também era vice-lanterna. Isso não quer dizer nada. A misturada é feia. O Paraná levou 3 a 0 do Bragantino. O Ceará levou 3 a 1 do Brasiliense. Há duas semanas, o Paraná meteu 3 a 1 no Fortaleza. Mistura danada. No Castelão o Ceará é quase imbatível.
Força extra
Dado interessante que não pode ser descartado: na rodada passada apenas o Corinthians ganhou fora de casa. Portanto, todos os mandantes de campo venceram. Prova inequívoca de que jogar em casa tem um peso expressivo. Mais reforça a condição do Ceará hoje.
Interesse
Por mais paradoxal que pareça, a torcida do Fortaleza terá de torcer por uma vitória do Ceará. Motivo simples: será uma maneira de prender os paranaenses abaixo do Leão. Isso evitará que o Fortaleza ingresse na zona de rebaixamento. Quatro times estão com 23 pontos.
Transparência
Bom papo mantive com Evandro Leitão, Sacha Jucá e Alexandre Frota. Os três sabem das dificuldades, mas acreditam que, pela seriedade do trabalho ora realizado no Ceará, haverá mais cedo ou mais tarde retorno positivo. Evandro tem na transparência a principal bandeira de sua gestão.
Indagação
Formação do Fortaleza é a do segundo tempo diante do Corinthians. Foi bem mesmo. Aliás, a pergunta que ficou no ar foi: se Heriberto tivesse mandado a campo desde o início aquela formação, teria o Fortaleza obtido melhor sorte? Talvez. É difícil analisar assim porque as circunstâncias diferem. Mas certamente teria incomodado mais como restou provado após as alterações.
Mais um
Além do lateral-direito Flávio, do volante Josimar, do meia Rodrigo e do atacante Mateus, o Fortaleza contratou o zagueiro Bruno Costa. Agora é dar tempo ao tempo para ver se corretas as contratações.
Avaliação
Quando peço tempo para avaliação, faço um reparo. Pelas circunstâncias, com o certame correndo e o Fortaleza precisando de correções, não pode ser também um tempo longo demais. Quem tiver talento logo se estabelecerá. Caso contrário, viagem de volta.
Ações decisivas
Com essas contratações, o Leão tenta correções urgentes na luta para afastar-se da zona maldita. Válida a iniciativa. É melhor que pecar por omissão.
Bagagem
Quebraram a cara os que defenderam a queda de Dunga. Certos cronistas deveriam respeitar mais o treinador que, segundo levantamento de Airton Fontenele, defendeu a Canarinho durante 16 anos, em 116 jogos (principal, 96; Pré e Olímpica, 13; Novos, 7 - 80 vitórias, 25 empates e somente 11 derrotas). ´Um homem desse deve conhecer alguma coisa de futebol´, diz Airton. Concordo plenamente.
Opção
Além do Castelão, onde serão realizados os jogos do Campeonato Cearense de 2009? Os dirigentes dos clubes já se reúnem amanhã para debater o assunto. Se o estádio que está sendo construído em Maracanaú estiver pronto, poderá ser uma opção. A conferir.
Capacidade
O Estádio de Maracanaú está com as obras em andamento. O projeto prevê capacidade inicial para 16 mil pessoas, 33 catracas de acesso. Se necessário, permitirá evacuar todo o público em sete minutos. Haverá também rampas de acesso, saída complementar especial para shows e eventos, além de camarotes e suítes.
"Que os árbitros brasileiros se espelhem no árbitro paraguaio que apitou Chile 0 x 3 Brasil."
Cidrack Ratts, sobre Carlos Torres (Fifa-PAR)
Jornalista