Mudando o foco
Como as emoções da Olimpíada de Pequim vão chegando à parte derradeira, pouco a pouco as atenções e espaços da mídia nacional estarão novamente concentrados no Campeonato Brasileiro, nas suas diversas séries. O Ceará tentará a primeira vitória fora de casa. Desafio contra o complexo. Não há jogo fácil em Caxias. O Juventude faz promoção ´3 em 1´ na venda de ingressos. Quer público para incentivá-lo. Reduzir a diferença pela ausência de Murilo Ceará, Luís e Alex Moraes, que estão suspensos. O técnico Zetti enfrenta sérios problemas. Seu time sofreu oito gols nos dois últimos jogos: perdeu em casa (3 x 4) para o São Caetano e foi goleado pelo Barueri (4 a 0). Peneira. No Ceará, otimismo. Mas Lula também terá de fazer improvisações. Olha aí o Alex Braz. Expectativa pela estréia de Lúcio. Tenho a impressão de que ele se encaixará bem no modelo alvinegro. Lúcio está com vontade, louco para estrear logo.
Tabu
Já imaginaram se Lúcio estrear logo com uma vitória fora de casa? Certamente haverá um coro a anunciar os bons fluidos levados por ele a Porangabuçu. Sei como isso funciona, máxime na fértil imaginação dos supersticiosos. Já é hora de o Ceará ganhar fora, gente!
Tricolores
O Bahia, com 29 pontos, está melhor situado que o Fortaleza, que tem 20. Mas diferença assim não significa superioridade absoluta dos baianos sobre o Leão. Relativas as conseqüências. O Fortaleza, reanimado pela chegada de Heriberto da Cunha, tende a mudar para melhor.
Novo momento
Impossível dizer se o Fortaleza já apresentará a evolução desejada pelo próprio Heriberto da Cunha. As correções estão sendo feitas de forma gradual. Adailton está aí como promessa. A fase de transição é sempre delicada. A redução do elenco, ainda que tenha priorizado a qualidade, sempre deixa algumas seqüelas.
Preparo físico
Ainda continuo acreditando na subida de produção do ala Eusébio, do Fortaleza. Confirmada a sua ótima condição física, resta-lhe mostrar no Leão a mesma maneira simples e objetiva que o fez admirado no Horizonte. Ora, se fez bonito no certame estadual, não há razão para declínio na Série B.
Classificação dupla
Uma vitória do Icasa sobre o Salgueiro, amanhã, no Romeirão em Juazeiro, terá dupla vantagem: a classificação para a etapa seguinte da atual competição e a garantia antecipada de uma vaga na Série C nacional de 2009, que terá apenas 20 clubes. A vaga ao alcance do Verdão.
Mensagens
De Antonio Bosco de Paulo (Pepeloi@antoniobosco.com.br) e Fernando Antônio Melo Fontenele recebi comentários precisos sobre a derrota do futebol feminino para os Estados Unidos. Em ambos, a observação de que as americanas foram frias e ganharam no desgaste físico e emocional das brasileiras.
Precaução
Flávio Ribeiro entende que o Castelão não deveria ser cedido para treino dos clubes. Lembra que os times cariocas não treinam no Maracanã. Os mineiros não treinam no Mineirão. E assim em outros estados. Há estádios exclusivos para isso.
Colocações
´A capacidade de uma nação se conhece pelo esporte´. ´Um bom futebol é o maior embaixador de um Estado´. ´A trajetória de uma grande Olimpíada vai do primário à Universidade´. Colocações do engenheiro e ex-atleta Gavillan, analisando os resultados da Olimpíada de Pequim.