Matéria-564514

Returno

Começa amanhã a viagem de volta. Esta é mais complicada que a primeira, pois não permite recuperação. Perdeu, dançou. Foram 19 rodadas. Apenas Corinthians, Avaí, Santo André e Ponte Preta terminaram no G-4, ou seja, a tão almejada zona de classificação. A força paulista presente com três clubes. O Corinthians, não obstante alguns senões, abriu cinco pontos sobre o segundo colocado. Alguém tem dúvida de que uma vaga já está garantida pelo Timão? Eu não tenho. Surpresa foi o time do Avaí, treinado por Silas, técnico que o Fortaleza por impaciência mandou embora. Ceará e Fortaleza voltarão a jogar apenas no próximo sábado. Nas partidas de ida, os cearenses foram bem: o Vozão ganhou do Juventude por 2 a 1 no Castelão e o Fortaleza empatou com o Bahia em Feira de Santana. Agora as circunstâncias são bem diferentes. Virtudes e fragilidades expostas. Todos se conhecem. Cada um sabe o que o espera.

Ótimo

Ciel ganhou a torcida com a bela exibição de sexta-feira, na vitória sobre o Marília (3 a 2). Um show de bola onde mostrou todo o talento de que é possuidor. Tão bom se fosse sempre assim! Mais importante de tudo: Ciel optou por um sentido mais coletivo. Ótimo.

Percepção

Não faz muito, Ciel reclamara porque a imprensa tinha divulgado coisas de sua vida particular. E até culpou a crônica pelos contratempos. Ciel deveria refletir melhor. Afinal, a crônica também o coloca nas alturas quando ele, como agora, atua corretamente. Mas ele parece não entender isso.

Presunção

Apesar de na grande maioria ser presunçosa, a crônica esportiva de São Paulo têm razão quando já proclama o Corinthians de volta à Série A em 2009. Na virada do certame a vantagem corintiana é grande. São sete pontos que o separam do quarto colocado. Ótima margem de manobra.

Revisão

É bom ouvir Heriberto da Cunha. Ele sempre é muito consciente. Foi perfeita a análise comparativa que fez do Fortaleza de seu tempo e do Fortaleza de agora. Começa a corrida contra o tempo. Heribero pede reforços. É urgente. Um lateral-direito, dois meias, dentre outros. Só com o elenco que está aí não dá.

Horizonte

Segundo Heriberto, os menos do Horizonte estão sentido o ritmo forte da Série B. Avalia que Léo Jaime, Raul e Júnior Cearense precisam de cuidado à parte para uma retomada. Confere com a verdade: os três do Horizonte não estão reeditando o belo futebol do ´estadual´.

Síndrome

Até quando o Ceará vai experimentar ainda a síndrome do último minuto? Contra o Marília, o time voltou a sofrer gol no último minuto. Virou pânico. Fica todo mundo atônito se a bola vai para a área alvinegra no derradeiro instante. Hora de contratar um psicólogo. Trauma? Complexo?

Gols

O atacante Vavá estacionou nos oito gols. Enquanto isso, Túlio Maravilha, que um dia dividiu a ponta com Luiz Carlos (ex-Ceará), ambos com 12 gols, já agora dispara com 16 gols. Todos esperam a reação de Vavá, sem pressões. Jejum de tantos jogos já começa a preocupar.

Precaução

A saída de Luiz Carlos terá sobrecarregado Vavá, fazendo com que este se sinta na obrigação de fazer a sua parte e a de Luiz? Não creio. Mas, de qualquer forma, seria bom não perder de vista a produção de Vavá. Sem acompanhamento, há jogador que afunda.

Motivação

Lúcio é jogador de grande talento, mas no Fortaleza estava em débito. Faz tempo tenta reencontrar o melhor de sua produção, mas não consegue. Mudar de clube, em circunstâncias assim, geralmente faz bem ao jogador. Não acredito que Lúcio, de repente, tenha desaprendido tudo.

Notas & notas

Saudade de Otacílio Bezerra Rodrigues, avô do meu filho Marcel. Otacílio morreu sábado. Tinha 92 anos de idade. Ele, com amor e dedicação, criou o meu filho Marcel. Fica a minha eterna gratidão. /// Calouros do Ar, que já foi campeão cearense profissional em 1955, começou com vitória sua participação na terceirona alencarina: 4 a 1 no Alto Santo.

Recordando

1963. Olha o Belmino goleiro. Time de futsal do RAC/AABB. A partir da esquerda, em pé, time da AABB : Cândido Couto, Cláudio Cinzano, ? , Tomás Afonso e Doca. Agachados, na mesma ordem, time do RAC (Recife Atlético Clube): Zé Buldogue, Cordeiro, Mansueto, Sebastião Belmino e Haroldo. (Colaboração de Wagner das Graças Monteiro, do Idace).