Fantasma
O Ceará tem de espantar o fantasma que o persegue nos jogos fora do estado. A ausência de vitórias no campo do adversário virou complexo em Porangabuçu. O time entra num grave processo de inquietação quando se aproxima o final do jogo, máxime quando está à frente no placar. Aí, de cedência em cedência, vê sumir vantagens construídas com tanto sacrifício. A mente alvinegra tem de ser trabalhada. Cito três vitórias certas que foram substituídas por derrotas ou empates. Contra o ABC, em Natal, o Vozão abriu dois gols de diferença. Nos minutos finais, deixou o time potiguar empatar. Diante do Bragantino, vitória certa até 45 minutos do segundo tempo. Na hora de festejar, veio a frustração, ou seja, o empate. Na sexta-feira passada, em Santo André, chegou a fazer 2 a 1, mas permitiu a virada. Esse fantasma só desaparecerá com vitória fora de casa. E já agora, hoje, sobre o Gama.
Ausência
A inteligência do Ceará chama-se Cleisson. É ele quem organiza. Sua ausência (3º amarelo) certamente deixará Lula mais apreensivo. Mancuso, que tem característica diferente de Cleisson, será seu substituto. Resta saber em que na prática tal modificação implicará .
Tranqüilo
O papo com o técnico Jorge Veras no Debate Bola (TV Diário) foi muito bom. Mais uma vez Veras mostrou ter amplo conhecimento da matéria. O número de mensagens transmitindo-lhe apoio foi grande. A vantagem de Jorge é conhecer as virtudes e carências do grupo.
Mais um
No entender do treinador do Fortaleza, há necessidade de um atacante com as mesmas características de Fábio Oliveira para substituí-lo quando das contusões ou punições. Segundo Veras, no momento só Fábio tem a característica de jogar plantado na área ou nas proximidades desta.
Três vitórias
Pelo que vi do Bragantino diante do Ceará (o Braga empatou no último minuto, 1 a 1) e pela campanha desse time paulista, não vejo por onde o Fortaleza perder no Castelão. Só mesmo se o Leão tiver nova recaída. O Bragantino é limitado. Também já é hora de o Fortaleza encaixar três vitórias consecutivas.
Metade
A aproximação da metade do certame, que acontecerá na 19ª rodada, também deve servir de alerta. Faturar vitórias diante do Bragantino e do Brasiliense é uma necessidade do Leão, que fecharia o turno com 23 pontos. Aí, sim, ganharia fôlego para o returno.
Objetivo
A proposta do Gama é ganhar a terceira partida consecutiva, hoje, diante do Ceará. O time está tão imbuído deste propósito que até treinou no domingo, em pleno Dia dos Pais. Segundo interpretação do técnico Flávio Barros, a meta é fechar o turno com 26 pontos (três hoje e mais três na sexta-feira diante do Bahia).
Avaliação
A uma rodada do returno, minha avaliação simplificada é esta: não há grande diferença técnica entre os concorrentes que estão na faixa intermediária. O Corinthians foi o time que mais perdeu o embalo. O defeito de Ceará e Fortaleza está sendo a demora nos ajustes.
Posse
O Dr. Júlio Carlos Sampaio Neto tomou posse no cargo de auditor do TJD da Federação Cearense de Futebol. Ele foi indicado pela OAB/CE. Profissional sério, que poderá prestar importante serviço ao nosso desporto.
Notas & notas
Atividade esportivas integram a Festa do Escargot e Frutos do Mar na Taíba, de 29 a 31 de agosto. Campeonatos de surf, torneios de vôlei (misto, marculino e feminino). Imperdível. /// Festa para Virgílio Tavares, Joãozinho das Castanhas e Faustino Chaves, aniversariantes do mês.//
Proveito
O presidente da Ceaf, Afrânio Lima, participou do encontro de presidentes de comissões de arbitragem do Nordeste, em Maceió, Alagoas. Objetivo: fortalecer a arbitragem da região e aprimorar o trabalho dos profissionais. Foi elaborada uma Carta de Intenções, que será entregue ao presidente da FCF, Mário Degésio. Proveitoso encontro.