Terceira seguida
O Fortaleza renovou esperanças com a vitória sobre o Barueri no sábado. Tenho dito repetidas vezes que o Leão precisa encaixar três vitórias consecutivas para espantar de vez a síndrome da recaída. Aliás, o campeão cearense ainda não conseguiu seqüência de três vitórias no atual certame. Já amanhã, diante do Bragantino, as possibilidades do Fortaleza são boas, desde que mantenha o ritmo do jogo anterior e não perca a carrada de gols que desperdiçou no jogo com o Barueri. Foi inacreditável o número de gols perdidos pelo Leão. Até Fábio Oliveira, mestre nas finalizações, andou errando. O adversário tricolor amanha será o Bragantino que sofreu sua quarta derrota fora de casa: perdeu de virada para o Avaí por 3 a 1. O Bragantino tem um time apenas razoável. Digo isso com base no que anotei de seu empate com o Ceará em Bragança Paulista. O técnico Marcelo Veiga tem sofrido, tentando ajustar o time.
Estréia
Não poderia ter sido melhor a estréia de Thiago Almeida pelo Fortaleza. Além de produção convincente, fez um gol importante. Thiago é bom jogador. Até hoje não entendi a razão pela qual o Ceará não ficou com ele paro o Campeonato Brasileiro. Coisas do futebol
Serviço
Paulo Isidoro voltou a mostrar serviço. Ele estava em dívida com a torcida, mormente pelas recentes atuações. Entretanto, diante do Barueri, Paulo revelou-se bem à vontade, na posição que ele gosta de jogar. Aí sua participação fluiu normalmente. Agora tem de sustentar.
Complexo
A ausência de vitória do Ceará fora de casa virou complexo. E bota complexo nisso. O time comanda o placar, mas, quando a partida se encaminha para o fim, aparece uma insegurança tal que termina levando o Vozão à derrota. Que coisa esquisita!
Quase ninguém
Mais uma chance terá o alvinegro amanhã. Agora diante do Gama, em Brasília. O Gama conquistou duas vitórias seguidas e quer encaixar a terceira exatamente diante do Ceará. Na vitória sobre o Criciúma por 2 a 0, apenas 327 pessoas pagaram ingresso no Estádio Mané Garrincha. Público minguado. Se assim for, o alvinegro cearense não será incomodado, haja vista público tão pequeno.
Diferença
A defesa do Ceará já sofreu 25 gols. Pior é a defesa do Gama que já sofreu 30. Todos podem cantar: ´Eu tava na peneira, eu tava peneirando...´ Enquanto o Ceará não aprender a fechar a guarda, haverá sufoco.
Mudança
Decididamente o Corinthians não é mais o mesmo impetuoso do início da Série B. Verdade é que, depois que perdeu a Copa do Brasil para o Sport, o Coringão entrou em declínio. O que antes era desfile e vitória agora virou tropeço e protesto.
Na fila
O Ceará tem 16 jogadores para estrear oficialmente. Laterais: Celso(d) e Esquerdinha(e); zagueiros: Daniel e William; volante: Mácio; meias: Jadson, Júnior, Fábio Lima, Renatinho, Deivis, Robson Luís e Dennys; atacantes: Diogo, Charles Chad, Rafael Akay e Pedro Henrique.
Precaução
Em vista do êxito do jovem Romário Mendes na zaga do Leão, logo cuidou o tricolor de refazer o contrato com o atleta, estabelecendo sua permanência no clube até 2011. Portanto, três anos pela frente. Trabalho tricolor para evitar que, de repente, ´seqüestrem´ o atleta como é de costume no futebol.
Motivo
Vejam só a razão de o Avaí ter alcançado a vice-liderança da Série B nacional: invencibilidade de casa, na Ressacada. São sete vitórias e dois empates. Faturou 23 pontos. A isso somou mais dez pontos conquistados fora. É o que digo sempre: não basta pontuar apenas em casa.
Beleza pura
Que belo espetáculo ver as meninas da ginástica olímpica do Brasil. Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Daniele Hypólito, Laís Souza, Ana Cláudia Silva e Ethiene Franco conseguiram ontem um feito inédito: pela primeira vez na história, o Brasil está na final geral da modalidade que acontecerá amanhã às 23h30min. E com chances de êxito.