Matéria-562134

O Mundo em paz

A abertura da Olimpíada em Pequim foi deslumbrante. Apoteose numa China que há alguns anos jamais admitiria abrir suas portas porque hermeticamente fechadas pelo comunismo. Por instantes, a sensação de paz numa confraternização entre as nações. A China da repressão aos protestos de 1989 nos quais um jovem estudante, de forma intrépida, parou uma fileira de tanques que circulavam defronte à porta da Cidade Proibida, cedeu lugar à China aberta aos acenos do diálogo com o mundo. Mas não pode ser esquecida a contribuição daquele rapaz desconhecido que, em nome da liberdade, desafiou os ditadores. Pena que as imagens do esporte são passageiras. Olimpíada e Copa do Mundo só de quatro em quatro anos. Em pouco tempo, medalhistas e não medalhistas estarão de volta aos seus países de origem. Aí tudo voltará a ser como era antes. E o mundo se dará conta de que mais uma vez o sonho terminou.

A conferir

Só o tempo dirá do acerto ou não da contratação dos atacantes Pedro Henrique e Rafael Akai pelo Ceará. Como Luiz Carlos aqui chegou sem alarde e só ´explodiu´ tempos depois, é possível que esses também sigam o mesmo caminho de Luiz. A conferir, pois.

Comemoração

Dia dos Pais com festa na sede do Ceará. Às 8h da manhã, Coral Centro Educacional Maria Monfort, missa (padres Gotardo Lemos e Fernando Costa), café, distribuição de presente e show com Simone e Verônica. Presença do ex-goleiro Pintado, de 93 anos de idade.

Necessidade

É preciso que fique bem claro: time nenhum se classifica sem conquistar algumas vitórias fora de casa. É complementação necessária para alcançar pontuação que permita ao time chegar e permanecer no G-4. Sem isso não dá.

Risco

Desde 1957 acompanho o Vasco da Gama. Não lembro ter visto o time cruzmaltino metido numa crise tão grande quanto a de agora. Roberto Dinamite herdou de Eurico Miranda um time atolado em dívidas e em problemas de toda ordem. Está a dois pontos da zona de rebaixamento. Corre sério risco, se continuar tão mambembe assim.

Inexplicável

Impressiona a queda de rendimento de Lúcio e Paulo Isidoro. É normal um jogador passar por fase de má produção. Mas Isidoro e Lúcio nem de longe estão lembrando os ativos, lépidos e fagueiros de pouco tempo atrás.

Contraste

O Fortaleza já sofreu 27 gols e tem um gol de saldo negativo. Até antes dos jogos de ontem, o CRB sofrera 34 gols; Marília, 33 gols; Gama, 30; Brasiliense, 29; Barueri, 28. Contraste é o Barueri que, mesmo tendo uma das defesas mais vazadas, permanece no G-4 com 27 pontos ganhos.

Estréia

Por pura coincidência, o zagueiro Gaúcho estreará pelo Fortaleza diante do Barueri que sofreu 28 gols. O Leão sofreu 27 gols. Gaúcho iniciará sua participação justo quando o tricolor estará desfalcado de Juninho, Erandir e Dude, jogadores importantes no sistema defensivo.

Erro

Meus leitores também corrigem alguns erros que cometo. Quando me referi a Wilma Rudolph, fantástica velocista dos Estados Unidos nos anos 60, escrevi moletas em vez de muletas ao citar a época em que ela teve de usar esse tipo de aparelho. Escorreguei feio. Quem precisou de muletas fui eu.