Respeito
Gosto da rodada cheia porque não deixa pendências para o dia seguinte. Ao final, já se sabe como cada time ficou. Ruim continua sendo o horário da ´madrugada´, ou seja, 21h45min para início de alguns jogos como, por exemplo, Ceará x CRB no Castelão. Uma extravagância. De qualquer forma, não tenho dúvida de que, no embalo, a torcida do Ceará certamente mais uma vez demonstrará a força de sua direta participação. O alvinegro entra como favorito absoluto, mas situação de vantagem assim remete ao cuidado contra a presunção de superioridade. A história ensina que times na lanterna, não raro, aprontam para cima de quem está melhor. Se o Ceará quiser mesmo faturar três pontos, sem correr o risco de uma zebra monumental, terá de respeitar o visitante, ainda que este seja o time de pior campanha da competição, com uma defesa que sofreu 33 gols e um saldo negativo de 18.
Desconforto
As dores que incomodam Vavá tiram também do atleta a condição ideal para uma melhor produção. Há um ano Vavá igualmente se queixou de desconforto assim, fato que o impediu de atuar em várias partidas. Isso é ruim para quem luta pela artilharia da Série B.
Missão
Agora sem Luiz Carlos, fica com Vavá a responsabilidade maior de conclusão no alvinegro. Nele a torcida aposta. Vavá, mesmo sem querer e perceber, herdou do ex-companheiro Luiz a missão de fazer a festa alvinegro. Que tal missão não o intimide diante do desafio.
Compromisso
O problema de Ciel é clínico. Ouvi isso do presidente Evandro Leitão. Ouvi isso também do técnico Lula. Ciel precisa de ajuda e o Ceará está disposto a ajudá-lo. Aliás, já o está ajudando há algum tempo. De nada porém adiantará o esforço alvinegro se o jogador não se convencer do compromisso e da vontade própria que deve ter.
Transformação
Achei interessante a linha de pensamento do jovem Juciê Cunha Filho. Ele disse que caberá ao Fortaleza transformar em jogo fácil o que aparenta ser difícil. Referência ao compromisso do Leão hoje à noite diante do São Caetano. Como argumento, Juciê lembrou a enfiada que o ABC de Natal lá aplicou: 4 a 0. Passou por cima.
Neutro
Outro detalhe lembrado por Juciê diz respeito à pequena torcida do São Caetano. Tão pequena que, segundo ele, o Estádio Anacleto Campanela vira campo neutro. Eu já entendo que qualquer jogo em São Paulo é muito difícil.
Atacante
Osvaldo começou a ganhar as graças da torcida do Fortaleza no Campeonato Cearense 2008, sendo importante a sua contribuição, mormente na reta final do certame. Já na Série B o jogador ainda não conseguiu se estabelecer, não obstante seu bom início. Sofreu com a queda de produção de todo o grupo.
Diferença
Considero Osvaldo um trunfo que o Leão ainda não soube aproveitar na verdadeira dimensão. Posso afirmar que a qualidade desse atleta está acima de muitos nomes que pelo Pici passaram a e não resolveram. Um jogador cujo potencial ainda não foi de todo aproveitado.
Alternativas
Cada dirigente é que sabe onde o sapato lhe aperta. Entendi perfeitamente a posição do presidente do Fortaleza, Lúcio Bonfim quando decidiu buscar alternativas financeiras para o clube, ainda que negociando parte do liberatório dos atletas.
Arrancada
Com Sérgio Alves e Clodoaldo como referência, é impossível acreditar que o Guarany venha a ficar fora da primeira divisão cearense em 2009. A margem de pontos foi reduzida com o empate, em casa, diante do Tiradentes. No Tigre, o destaque é Juranilson, que fez mais um gol.
Empréstimo
Não sei como há quem ainda critique a gestão de Paulo Wagner à frente do Ferroviário. Ora, o time está sem receita oficial desde abril. Então como querem que o time sobreviva senão mediante empréstimo de jogadores ainda que seja para o exterior? Se quem tem renda certa está no aperto, calculem que não tem...
"O Ceará não pode ficar refém de qualquer jogador, por melhor que ele seja."
Evandro Leitão
Presidente do Ceará