Força superior
O Fortaleza quer voltar a ganhar. Precisa ganhar. Substituir a prostração pela alegria. Sair da derrota para o triunfo. Deixar o desengano pela esperança. O time, acostumado a vencer, de repente passou a perder como se acostumado fosse. Trocou a imagem da glória pela do fracasso. Não é o Fortaleza que eu conheço ao longo destes meus 43 anos de batente. O tricolor é, por vocação, predestinado a grandes conquistas. Basta examinar os anais da história para ver, confirmado em títulos, o que o Leão alcançou de importância não apenas no Estado do Ceará, mas também no âmbito nacional. Por tudo isso, sei que, a despeito dos atuais percalços, o campeão cearense sairá da crise. A mística ´Daquelas Camisas´ não morreu com a morte de seu autor, Blanchard Girão. Ambos continuam vivos: Blanchard, na memória de todos; a mística, na força transcendental que levará o Leão a dar a volta por cima.
Hoje
Não posso afirmar que acontecerá hoje a retomada tricolor com vitória sobre a Ponte Preta. São muitos os embaraços. Complicadores que não permitem sequer seqüência lógica para esclarecer os fatos. Mas, não raro, times em situação assim costumam surpreender.
Impressão pessoal
No elenco tricolor há jogadores capazes, sim. Contesto os torcedores que teimam em apenas jogar pedras. O Leão está na zona de rebaixamento, sem ganhar há oito rodadas, mas ninguém pode dizer que Paulo Isidoro, Erandir, Dude, Juninho e Raul não sabem jogar futebol.
Opção
No jogo diante do Ceará, Gilberto Matuto destacou-se pelas incursões que fez , máxime entrando com relativa facilidade pelo setor de Fábio Vidal. Confesso que não entendi a razão pela qual Gilberto não foi sequer relacionado para enfrentar a Ponte Preta. Não entendi, mas respeito a opinião do treinador Barbiéri.
Campanha
Nos cinco últimos jogos, a Ponte Preta ganhou três (3 a 0 no Barueri, 2 a 0 no CRB e 2 a 1 no Santo André). Empatou com o Corinthians. Perdeu para o Brasiliense por 2 a 0. Sua melhor produção, segundo a crônica paulista, foi mesmo na recente goleada sobre o Barueri por 3 a 0.
Força física
Como o jogo do Corinthians será apenas na próxima terça-feira, há bom tempo para Lula pensar sobre o assunto. Nos jogos do Corinthians pela Copa do Brasil, tanto no Castelão quanto em São Paulo, o Timão mostrou força física impressionante.
Preparação
Lula Pereira tem feito experiências no Ceará. Em tudo ele deixa claro que a sua preocupação maior é com o sistema defensivo, parte vulnerável da equipe. Mas, pelo visto, não tem mesmo como proceder muitas mudanças ali. Trocar ´quem´ por ´quem´?
Marcação
Chamou atenção, na época, a forte marcação corintiana, que não deixava o adversário jogar. É o estilo Mano Menezes. Mas, na decisão da Copa do Brasil, diante do Sport, os pernambucanos provaram na Ilha que o time de Mano Menezes não era assim tão superior. É seguir o exemplo, caro Lula.
Alemanha
É uma Gracinha admitir-se o Brasil como Plano B da Fifa para a Copa do Mundo 2010, caso a África do Sul não conclua todo o trabalho exigido pela entidade. Plano B, no caso, seria a Alemanha que está com tudo pronto e bem conservado como em 2006.
Horário
Neste domingo o programa ´Debate Bola´, pela TV Diário, irá ao ar às 22h45min, em razão da transmissão que o Canal 22 fará do ´10º Festival Eleazar de Carvalho´, às 19:00 horas, direto da Unifor. No Debate Bola, tudo sobre a expectativa para o jogão Ceará x Corinthians.