Matéria-555261

A defesa

O Barueri ganhou exatamente em cima do setor que mais vem comprometendo o Ceará: a defesa. Aplicou 4 a 3. Heriberto da Cunha, bem informado sobre o alvinegro, explorou os pontos vulneráveis do Vozão. E obteve o que queria. No primeiro tempo, os paulistas foram melhores na produção. Os alas Marcos Pimentel e Careca criaram as situações. Thiago Humberto e Pedrão foram marcando gols (2 a 0). Ciel, em lance individual, sofreu pênalti e converteu (2 a 1). Lance seguinte, nova falha da defesa do Ceará: Pedrão fez 3 a 1. Reação relâmpago do Ceará: em dois minutos empatou, gols de Marcos Paraná e Ciel. Na fase final, novamente a defesa entregou: Tiago Humbeto, 4 a 3. Até quando a defesa vai entregar? Ciel ainda mandou bola na trave. Ficou nisso. A defesa do Ceará falhou. Até quando?

O melhor

Ciel. Desta vez, além de atormentar com dribles a defesa do Barueri, fez dois gols e mandou duas bolas na trave. Futebol veloz e incisivo. Que bela atuação. E corrigiu aquilo que mais o vinha atormentado: os erros de conclusão. Está no ponto para voltar a ser titular.

Observações

O artilheiro Vavá esteve em noite infeliz e sem sorte. Não teve sequer uma chance. /// Um canhão a bola de Marcos Paraná no belo gol que assinalou. /// Preocupação de Lula para o jogo diante do Corinthians: como neutralizar a fragilidade defensiva de sue equipe. Taí problema.

Protesto

Há momentos em que os protestos da torcida só prejudicam. É o caso do Fortaleza. Quanto mais o torcedor ofender os atletas, mais estes ficarão intranqüilos na hora do jogo. Há o instante ideal para protestar e o instante para contornar.

Expediente

A recuperação do Fortaleza exige compreensão e tranqüilidade. O torcedor que assim não pensar mais retardará o reencontro do tricolor com o melhor futebol. Não concordo com gente que, em pleno horário de experiente de trabalho, larga tudo apenas para xingar atletas nos estádios. Só desocupados e pessoas sem educação fazem isso.

Ofensas

Pergunto: torcedor ofender atletas que estão treinando resolve alguma coisa ou faz apenas acirrar os ânimos? Claro que faz apenas acirrar os ânimos. Não ajuda em nada e atrapalha os treinos pelo ambiente desconfortável daí decorrente. Em situações assim, sou a favor de treinos com portão fechado.

Campeão

O treinador Paulo Bonamigo, da Ponte Preta, próximo adversário do Fortaleza, foi campeão pelo próprio tricolor cearense em 2007. Daqui saiu para o Goiás, onde não se deu bem. Agora, na Ponte, está conseguindo melhorar o padrão. Vem de bela vitória sobre o Barueri por 3 a 0, na melhor apresentação da Macaca na atual Série B.

Calma

A Ponte tem bom time, mas nada de extraordinário conforme aponta sua própria classificação. Saldo negativo de um gol. Lá atua o Raulen, que já foi do Fortaleza. Se o Leão tiver calma, poderá começar a sair da crise aí. Se não tiver calma, complicará tudo ainda mais.

Recuperação

Quando Isidoro, Lúcio e Fábio Oliveira recuperarem o melhor de suas formas, não tenho a menor dúvida de que o Fortaleza terá de volta futebol criativo e pleno de alternativas. O Leão levou azar até nisso: quando mais deles precisou, quebraram.

"No intervalo o nosso treinador ficou bravo e xingou muito a gente".
Pedrão, explicando como Heriberto exigiu a reação para a segunda fase.
Atacante do Barueri