Alerta
O Ceará sabe o que o espera no Frasqueirão. Viu bem de perto o que o ABC aprontou para cima do Fortaleza. Comissão técnica do Ceará anotou tudo. Lula Pereira estudou a atuação do adversário, mesmo sabendo que diante do Fortaleza o time potiguar atuou sem sete titulares. Por aí já se vê a imprevisibilidade do futebol e, de maneira específica, a dos times comandados por Ferdinando Teixeira. Este conhece os caminhos do futebol do Rio Grande do Norte e do futebol cearense. Lula ensaiou opções. André Rancharia, pelos bons treinos, ganha a posição na zaga; Marcos Paraná, na meia, pelos bons jogos. Fábio Vidal mata a saudade dos bons tempos e retoma a posição na ala esquerda que há alguns anos foi sua. E assim, após observações, Lula escalou Luís Carlos ao lado de Vavá. Pronto: entende que mandará a campo o melhor disponível no momento para o enfrentar o ABC. Vai com precaução, sem covardia.
Ritmo
Ainda não será desta vez que Izaquiel começará jogado. Lula preferiu manter Dedé, que vem dando conta do recado. O ´Zequinha´ está louco para jogar. Dependendo das circunstâncias, entrará. Mas por uma questão de ritmo, Lula preferiu Dedé, mesmo improvisado.
Ajuste
Romildo Júnior, que já foi jogador do Ceará, viu o treino do zagueiro André Rancharia. Ele me disse que André mostrou bom futebol, capaz mesmo de dar tranqüilidade ao setor. Importante saber disso, pois dor de cabeça vinha sofrendo o Lula, tentando ajustar a defesa.
Notas & Notas
Não comentei o jogo Fortaleza x Vila Nova, ontem realizado no Castelão, porque a coluna fechou mais cedo. /// O que é melhor: o ABC titular que tropeçou diante do Paraná ou o ABC, com muitos reservas, que surpreendeu o Fortaleza em pleno Castelão? Só o Ferdinando sabe.
Dívida
Espero muito do Icasa, que estréia amanhã na Série C nacional. O técnico Bagé comandou o grupo em vários amistosos preparativos. O Icasa ficou em dívida com a torcida. Na Copa do Brasil, apesar de ter eliminado o Bahia, padeceu histórica goleada aplicada pelo Criciúma (6 a 1) em pleno Romeirão.
Recuperação
O Verdão do Cariri também voltou a ser vítima da síndrome do vice-campeonato, perdendo a decisão para o Fortaleza. Chega o momento de uma retomada. O ano de 2008 ainda poderá ficar marcado positivamente na história do clube, caso o Verdão logre vaga na Série B nacional.
Vitória
O técnico Arnaldo Lira é mesmo determinado. Não faz muito, foi submetido a uma cirurgia relativamente séria. Já voltou ao trabalho. Assumiu o Sampaio Correa e estreou com vitória por 2 a 1 sobre o Itinga (Campeonato Maranhense). O Sampaio será o segundo adversário do Horizonte na Série C.
De olho na ´B´
Argeu dos Santos preparou com capricho o Horizonte, que estréia amanhã contra o Picos, no Estádio Helvídio Nunes, no Piauí. Se repetir o feito do certame estadual, quando montou um belo time, Argeu tem todas as condições de levar o Horizonte para a Série B nacional.
É comum
Não me causou surpresa a posição de alguns jogadores e parte da torcida do Flamengo, comemorando a derrota do Flu na decisão da Liberdadores. Quando o Vasco disputou o Mundial em Tóquio contra o Real Madrid, houve até a torcida organizada ´Flamadrid´.
Ídolo
Lembram do ídolo argentino, Darío Gigena, que passou como um meteoro pelo Fortaleza? Ele foi campeão chileno, temporada 2007/2008, defendendo o Éverton. Gigena desembarcou em São Paulo, indo direto para a Ponte Preta em Campinas, mas apenas para visitar amigos.
Incertezas
Gigena provocou um reboliço, pois a imprensa paulista pensou que ele tinha sido contratado pelo Ponte Preta. Gigena atuou pela Ponte em 2003. A passagem dele pelo futebol cearense deixou um rastro de incertezas e especulações. Lembro demais: muita badalação na chegada e muito mistério na partida. Coisas do futebol.
Recordando
O ´Garoto do Placar´. Na década de 60, não havia aqui placar eletrônico. Na hora do gol, o garoto mudava os números. No PV, quem realizava esse trabalho era Manuel Ventura. Ei-lo aí, no próprio estádio, relembrando o tempo em que exercia tal função. Hoje, Manuel é proprietário de um bar próximo ao PV. (Colaboração de Cristiano Santos).
"Gostaria de me aposentar jogando por uma equipe brasileira, especialmente no Rio Branco".
Marcos Senna
Brasileiro campeão da Eurocopa 2008 pela Espanha