Matéria-549534

Confuso futebol

Sair do G-4 causa frustração. Por isso o entusiasmo vai cedendo espaço ao desânimo na medida em que se observa um recuo do futebol cearense, que lá esteve com Fortaleza e Ceará. Quando imaginamos que a situação vai melhorar, vem o retrocesso. Aí outra vez despertamos para a realidade e vemos quão ilusória foi aquela posição. O Fortaleza, com novo treinador, terá de passar por sérios ajustes. O Ceará, que permanece com Lula, por novos ajustes terá de passar. Houve jogos em que ambos deram sinais de que tinham encontrado o rumo. Elogiamos. Quem não elogiaria um time na zona de classificação? Às vezes, até mesmo pelo incontido desejo de ver o futebol cearense na elite, o cronista elogia demais. Mas depois se depara com um cenário de futebol confuso. O problema reside na oscilação: melhora e piora. Não mantém um padrão. Qual será o padrão de amanhã? Não sei. Só Deus sabe.

Posições

As posições ora ocupadas por Ceará (5º) e Fortaleza (11º) são administráveis. Dois pontos separam alvinegros (11) e tricolores (9). O Ceará tem um jogo a mais. Mas preocupa a qualidade do futebol de ambos que não dá segurança com relação aos próximos jogos.

Fora

Problema que terá de ser contornado: a falta de vitórias fora de casa. É inadmissível o futebol cearense fazer oito jogos sem conseguir sequer uma vitória no campo adversário. Quando empata fora, considera excelente resultado. Empate fora é bom resultado, não excelente.

Urgente

O Ceará precisa agilizar a utilização de Izaquiel e Esquerdinha para ter condições de apoio ao ataque pelas laterais. Com Izaquiel na direita, Lula terá a possibilidade de escalar Dedé na posição de volante. Pelo menos na teoria a saída de bola ao ataque seria melhorada. Izaquiel, Esquerdinha e Dedé sabem fazer isso muito bem.

Notas & Notas

Comentarista Daniel Campelo aniversaria hoje. Receberá as homenagens merecidas. Parabéns, Daniel. /// Hoje, às 19:00 hs, a inauguração das novas instalações do CePRAP (Centro de Preparação e Reabilitação Alvinegro de Porangabussu) no ´Carlos de Alencar Pinto´.

Esperança

Wladyerisson Oliveira, Almeida Filho e Eveline Almeida seguiram para o Rio de Janeiro. Wladyerisson e Almeida farão testes físicos para ter acesso ao quadro de aspirantes da Fifa. Já Eveline fará testes físicos para ingressar direto no quadro da Fifa. Um trio competente. Boa sorte.

Missão

O técnico Luís Carlos Barbiéri sabe que seu sucesso estará diretamente ligado aos resultados que o tricolor obtiver. Não poderá fazer milagre da noite para o dia, tudo bem. Mas a médio prazo terá de mudar para melhor a produção do Fortaleza sob pena de seguir o mesmo destino que tiveram Silas Pereira e Heriberto da Cunha.

Diferença

Outra tarefa de Barbiéri é quebrar a resistência de parte da torcida que queria outros nomes. Mas isso, creio, será possível com seguidas vitórias. Até mesmo o torcedor mais recalcitrante cede e muda de opinião quando seu time começa a ganhar.

Oportunidade

Nomes como os de Argeu dos Santos e Jorge Veras ficarão para uma outra oportunidade. Recebi muitas mensagens a respeito. Apenas a título de ilustração transcrevo algumas. Opinião livre do torcedor, que tem o direito de manifestar-se.

Mensagens

De Antonio Bosco de Paulo (Pepeloi@antoniobosco.com.br): Jorge Veras comandou o Fortaleza na Serie B - 2007 em 4 jogos e venceu 3: em casa, 2x0 Ituano, 2x0 Sto. André e 3x0 Remo; perdeu apenas para o Barueri (1x2) fora. E teve o mérito de fazer ressurgir Cleiton´.

Opinião

De Antônio Hélio de Menezes (anhemen@yahoo.com.br): ´Boto fé no Jorge Veras. Ele é melhor do que o Heriberto Cunha. O Jorge é experiente, intuitivo´. /// Ao Bosco, ao Hélio e aos demais torcedores digo o seguinte: já que a diretoria optou por Barbiéri, o certo agora é dar todo apoio ao novo treinador.

"E o gigante de quase 1,90m viu as lágrimas descerem, emocionado".
Everaldo Lopes, sobre o choro de Adriano do São Paulo
Colunista da Tribuna do Norte de Natal