Decepção
O Avaí exerceu domínio absoluto. Até poderia ter aplicado uma goleada no Ceará, mas ficou com vitória por 2 a 1. O placar não retratou a superioridade catarinense. No primeiro tempo, a pressão inicial obrigou Marcelo Bonan a fazer seguidas defesas. A principal delas num chute de Válber. Por mais paradoxal que pareça, quando maior era a ação do Avaí, eis que, para surpresa geral, Vavá fez Ceará 1 a 0. Coisas do futebol. Mas o Avaí seguiu muito melhor. Marquinhos, Vandinho, Abuda e Válber tomaram conta do jogo. E Abuda, em bela jogada, empatou. Na fase final, o alvinegro voltou mais acuado ainda. Feio. A virada do Avaí até demorou. Vaninho e Juliano perderam chances. Mas Emerson, como homem surpresa, marcou 2 a 1. Justiça no placar. Este poderia ter sido ampliado com Juliano que acertou a trave. O Ceará fez entrar Marcos Paraná e Ederson. Tarde demais. Decepção alvinegra.
Entrega
Perder fora para o Avaí até que é natural. A decepção decorre da forma como a derrota aconteceu, ou seja, com o Ceará desfigurado. Compreendo que a defesa estava improvisada, mas não justifica o papelão: alvinegros entregando bolas. Escapou o Marcelo Bonan.
Foi pouco
A rigor, o Ceará pulou uma fogueira em plena noite de São João. Livrou-se de sofrer uma goleada no Ressacada. Por incrível que pareça, padecer derrota por apenas 2 a 1 foi até de bom tamanho. Desta vez, no lugar de apresentar progresso, o Ceará deu um passo atrás.
Técnico
Depois de muita expectativa, a diretoria do Fortaleza definiu o nome de Luís Carlos Barbiéri para comandar o Leão no restante da temporada 2008. Segundo o presidente tricolor, Marcelo Desidério, Barbiéri está dentro do perfil que o clube vem adotando na contratação de seus treinadores.
Regiões
Realmente, o tricolor vem, na maioria das vezes, contratando técnicos com experiência no Sul/Sudeste. Foi assim com Zetti, Márcio Araújo, Paulo Bonamigo, Heriberto da Cunha. Todos passaram por times das regiões citadas. E Barbiéri também vinha mantendo trabalho semelhante.
Circunstâncias
Quando a dizer que Barbiéri dará certo ou não, isso dependerá de uma série de circunstâncias. Na minha interpretação, ele terá à disposição um bom elenco. Mas precisará motivar o grupo que tem dado sinais de insegurança até mesmo pela fase de transição. Ao Barbiéri desejo boa sorte.
Julgamento
Amanhã, o STJD julgará o polêmico caso Piva. O Horizonte é acusado de ter usado o atleta, sem que o nome do jogador constasse do BID. A decisão do tribunal é aguardada com expectativa, pois poderá mudar os números do certame estadual 2008, inclusive com o rebaixamento do Horizonte para a segunda divisão.
De olho
A princípio, não foi dada a devida atenção ao que argumentava o advogado Fernando Comaru, que atua na defesa dos interesses do Ferroviário. Ele esteve no Debate Bola (TV Diário) e mostrou os fundamentos que norteiam a ação coral. Argumentos fortes, diga-se.
Interrogação
Comaru citou fatos semelhantes acontecidos em outros estados, inclusive no Rio Grande do Norte. O STJD manifestou-se pela punição do time que cometeu deslize assim. Por isso mesmo mais se ampliou o interesse pelo julgamento de amanhã.
Direitos
Os dirigentes do Horizonte mostram-se tranqüilos e certos de que não haverá punição no caso Piva. Entendem que não houve irregularidade, já que o atleta tinha autorização para atuar. Segundo eles, não há como o time perder os direitos que legitimamente conquistou em campo.
Mensagem
De João Batista (Dadá Lagartixa), que mora em Mossoró: ´Completei 57 anos. Ficarei feliz se você publicar foto do Maguary, Ferrim, América ou Tigre do tempo em que eu, Dadá Lagartixa, lá estava. Hoje, sou funcionário da Petrobras (21 anos) e estou em Mossoró desde 1998. Abraços no Dacildo Mourão´.
"Sou grato ao Fortaleza, que foi muito leal comigo. Vou para um grande time, o CRB".
Igor, ao deixar o tricolor
Meia contratado pelo time alagoano