Lição pernambucana
Nós cearenses devemos ter a humildade de reconhecer que o futebol pernambucano está dando um baile. Lição a ser estudada e seguida, caso queiramos outra vez voltar à elite nacional. Há alguns anos, o Fortaleza era o único time do Nordeste na Série A. Sport, Náutico e Santa Cruz tinham caído para a Série B. Os pernambucanos sentiram o drama e planejaram a reação. Em dois anos deram a volta por cima. Hoje, Sport e Náutico fazem boa campanha na primeira divisão. E, além disso, o Leão da Ilha acaba de conquistar a Copa do Brasil, despachando o Corinthians de São Paulo, fato antes inconcebível. Enquanto isso, o Fortaleza voltou para a Série B e o Ceará na Série B permanece já há vários anos. Apenas o Santa Cruz não conseguiu seguir os passos do Sport e do Náutico. Numa rota contrária, o Santa desceu para a terceira divisão, onde padece o pior. Mas não se iludam, não demorará a dar a volta por cima.
Planejamento
Gostaria que esta louvação aos pernambucanos não fosse vista como ofensas aos cearenses. Quero mesmo é mostrar que, se eles conseguiram progredir tanto, nós também poderemos, desde que haja seriedade e planejamento. Nada de improvisações.
Três
O Sport tem ótima sede social. Além disso, tem a Ilha do Retiro, estádio próprio no qual aconteceu a decisão da Copa do Brasil. Nenhum clube cearense tem ainda um estádio em condições de abrigar sequer uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Em Recife há três.
Estádios
Há o Estádio José do Rego Maciel (Arrudão), do Santa Cruz; Estádio dos Aflitos, de propriedade do Náutico; e a Ilha do Retiro, pertencente ao Sport. Em todos acontecem jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro. Só agora, em razão daquele problema havido no jogo Náutico x Botafogo, estão questionando o Estádio dos Aflitos.
Por cima
Rivalidade entre cearenses e pernambucanos à parte, é hora de tirar o chapéu para os irmãos do vizinho estado que vão encarar a Libertadores da América. Eles silenciaram alguns bobinhos do Sul/Sudeste que abertamente discriminaram o Nordeste. Tiveram de engolir o Carlinhos Bala, que Chicão, do Corinthians, chamou de ´palhacinho que quer aparecer´.
Resposta
Agora pergunto: é ´palhacinho´ quem faz gol na decisão e ganha o título ou quem se julgava campeão por antecipação e sai de campo derrotado, cabisbaixo, sem querer reconhecer o mérito do vencedor?
´Alcides Santos´
O Fortaleza estruturou o seu Estádio Alcides Santos. Dá para jogos médios do certame cearense. Mas Marcelo Desidério, na TV Diário, mostrou projeto de ampliação dessa praça esportiva, visando a torná-la também palco de jogos de competições nacionais.
Vovô
Acredito que não demorará a retomada de um projeto que embalou o sonho de todos os torcedores do Ceará: ver o Estádio Carlos de Alencar Pinto pronto. Basta tomar como exemplo outro alvinegro: o ABC de Natal. Taí o Estádio Frasqueirão sendo palco até de jogos da Serie B nacional. ABC x Corinthians foi lá.
Ousar
Os avanços são conseguidos quando surgem dirigentes ousados e realistas. Admiro os que buscam vôos mais altos. Não dá para aceitar a acomodação de anos e anos na Série B. Quando muito esta pode ser aceita como passagem circunstancial.
Um ano
Embora haja certa discriminação do Sul/Sudeste com relação ao Nordeste, numa parte temos de reconhecer a grandeza deles quando sofrem adversidade: logo se levantam. Grêmio, Botafogo, Palmeiras, dentre outros, só passaram um ano na ´B´. Voltaram à Serie A já no ano seguinte.
Inclinações
Quem viu as transmissões e programas das grandes redes nacionais de televisão não ficou com nenhuma dúvida sobre as inclinações da grande maioria de seus profissionais pela vontade corintiana. Algo visível até entre os que, há algum tempo, não demonstravam má vontade para com os clubes nordestinos. É a vida.
"Precisamos esquecer a derrota na Copa do Brasil para tentar subir de divisão com um título".
Felipe
Goleiro do Corinthians