Matéria-545555

Padrão de jogo

Exceto o Corinthians, os demais clubes da Série B estão mais ou menos no mesmo patamar. Talvez ainda seja possível avaliar melhor duas ou três equipes, mas a diferença terminará não sendo tão significativa. O Juventude é o vice-líder da competição, com 11 pontos, apenas três atrás do Corinthians. Entretanto, no confronto com os cearenses, passou sem vitória. Perdeu para o Ceará no Castelão e empatou com o Fortaleza em Caxias do Sul. Tem Xuxa como atleta que se sobressai, mas os demais não se destacam tanto. Com um pouco mais de ajuste e ousadia, Fortaleza e Ceará poderão alcançar resultados animadores. Lá fora o bicho não me parece tão feio quanto os próprios times daqui estão pintando. Acabo concordando com os que imaginam haver, embora de forma inconsciente, uma espécie de complexo de inferioridade dos times cearenses quando atuam em outras plagas.

Motivo

Gostei da entrevista do presidente do Ceará, Evandro Leitão na TV Diário. Explicou a razão por que teve de fazer tantas contratações, embora promovendo dispensas posteriores. Situação emergencial de quem teve de montar uma equipe em tempo recorde.

Expectativa

Allan Dellon de volta ao time alvinegro. Numa conversa no estúdio da TV Diário, Lula Pereira mostrou a importância de Allan para o alvinegro, haja vista a experiência e o talento desse jogador. O comentarista Sérgio Pinheiro lembrou que Allan estava devendo melhor futebol. Lula concordou, mas admitiu que isso é apenas questão de tempo. A conferir, pois.

Em forma

Compreendo a posição de Lula e até considero que ele tem razão. Allan Dellon, quando em melhor forma, poderá fazer a diferença. É jogando que ganhará ritmo e crescerá de produção. Mas espera-se de Dellon maior empenho. Afinal, a sua contratação foi considerada uma das mais importantes feitas pelo Ceará este ano. E a torcida cobra retorno.

Correção

Na próxima partida, creio, Lula Pereira já terá conseguido passar aos atletas de defesa a atenção devida nas incursões adversárias pela extremas, quer pela direita, quer pela esquerda. Foi por aí que o Ceará deu-se mal e tomou os dois gols do Paraná no jogo passado. Na ocasião, Michel e Alex deveriam estar no lance. Como não estavam, Marcelinho e Everton fizeram a festa.

Morrinho

Tiago Cardoso é, no momento, o melhor goleiro do futebol cearense. Mas não está livre do traiçoeiro morrinho artilheiro, componente aparentemente invisível, mas presente em todos os gramados do mundo. Não por outro motivo Tiago aceitou o gol de Xuxa. Deu pena.

Alternativa

Não se pode cobrar melhor rendimento de Paulo Isidoro, se os demais também não tiverem algo mais a oferecer. Na hora em que sofre marcação colada, Paulo sente o problema. E dele não sairá se não lhe forem dadas alternativas. Paulo não tem idade para ficar correndo como um desesperado.

Eliminatórias

Neste final de semana serão reiniciadas as eliminatórias da Copa do Mundo 2010 na África do Sul. O Brasil (3º, oito pontos) enfrenta o Paraguai (1º, 10 pontos). Ambos invictos. O jogo será domingo próximo, dia 15, em Assunção. /// De 1921 a 2005, as seleções principais jogaram 72 vezes (45 vitórias do Brasil, 10 do Paraguai, 17 empates). /// Em eliminatórias, desde 1954, 12 partidas (oito vitórias do Brasil, uma do Paraguai e três empates). /// Colaboração de Airton Fontenele.

Importância

No ataque do Fortaleza, Rômulo é o destaque. Ora como pivô, ora como homem de finalização. Protege a bola e aguarda a chegada dos companheiros. Fica exposto à sanha de seus marcadores, que não raro batem nele para valer. Os três recentes gols que marcou foram salvadores. E, além disso, de bela feitura. Grande momento.

Recordando

Num recente encontro em que a ´Memofort´ homenageou o ex-craque Mozart Gomes, ídolo do futebol cearense nas décadas 50/60, lá estava outro craque: Joãozinho. Lamentei não ter tido a oportunidade de conversar com ele, pois tinha compromisso profissional a cumprir. Joãozinho foi um jogador de largos recursos. Lembro quando ele jogava na Seleção de Itapipoca, onde foi revelado. No Fortaleza, ficou na história dos tricolores o golaço que fez e que decidiu a favor do Leão o título de 1969. Depois, Joãozinho brilhou no Ceará. Joãozinho, um jogador excepcional.

"Resultado aceitável é ganhar e queremos ganhar sempre".
Dunga, sobre a proposta para os jogos com Paraguai e Argentina
Técnico da Seleção Brasileira