Belo Horizonte
Show de bola do time de Argeu. Dono do primeiro tempo, quando fez 1 a 0 com um golaço de Piva. Tomou conta do jogo com Izaquiel, Léo Jaime, Paulinho e Júnior Cearense. O Fortaleza sumido. Rogerinho, até então o melhor jogador do campeonato, teve um embotamento. Paulo Isidoro também apagado. E assim o Horizonte deu um passeio no tricolor. Na fase final, o esboço de reação do Fortaleza, puxado por Lúcio, logo esmoreceu com o segundo gol do Horizonte, marcado por Stênio. A partir daí, o Horizonte procurou administrar. Leão melhorou com Simão. Até encostou no placar com gol de Lúcio. Mas, enquanto todos esperavam uma blitz final tricolor, eis que Léo Jaime fez 3 a 1 e sepultou as últimas esperanças da equipe de Silas Pereira. Uma vitória incontestável de quem foi melhor do primeiro ao último minuto de jogo, dando um verdadeiro baile em campo. Belo Horizonte mesmo.
O melhor
Léo Jaime fez a diferença. Nos momentos mais importantes, sua participação se fez valer. Assim no gol de Stênio (2 a 0), assim no gol que Léo fez, matando o jogo aos 45 do segundo tempo. O Fortaleza terá de repensar tudo para o jogo de volta. E se fosse no Clenilsão?
Objetivo
O dirigente Luís Torquato está de volta ao Guarany, levando consigo o treinador Teco-Teco. Os dois são parte integrante da história do clube. O objetivo imediato é levar o Guará de volta à elite. Os dois sabem onde as andorinhas dormem. Torquato é determinado.
Viagem
Zacarias Silva prova que tem propósitos elevados. Antecipou-se aos fatos e conseguiu reservar as passagens no vôo que levou seu time de volta a Juazeiro. Pagou R$ 1.241, 00. Gastaria até mais se fosse de ônibus, além do cansaço a que o time seria submetido. Chegar na frente faz parte do jogo fora de campo, principalmente quando se economiza tempo e dinheiro.
Antevisão
Até compreendi as explicações do Ceará, justificando a razão por que viajou de ônibus. Mas ao alvinegro fica a lição de que igualmente terá de antecipar-se aos fatos para evitar desgastes desnecessários. Não é desdouro viajar de ônibus. Todo time viaja. Mas buscar alternativa aérea mais cedo faz parte da esperteza
Incômodo
Quer queiram, quer não, quem faz a viagem de ônibus até Juazeiro sabe o quanto é cansativa. De avião, o tempo de vôo é de no máximo 45 minutos. Tudo muito mais fácil.
Dores
Muitas vezes, o treinador é injustamente criticado quando promove substituições, pois a torcida desconhece o verdadeiro motivo da decisão. Caso de Vavá no jogo passado. Saiu porque sentiu dores. E a crítica foi em cima do técnico Heriberto da Cunha.
Prudência
Play Freitas quer evitar no Icasa o clima do ´já ganhou´ que muitas vezes tem atrapalhado equipes em vantagem. A história do futebol há mostrado resultados surpreendentes de equipes que se superaram e reverteram situações adversas quase incontornáveis.
Favorito
O Icasa apresenta-se como favorito para ganhar a vaga na decisão do turno. Mas o Ceará, a despeito de todos os contratempos que tem vivido, carrega consigo toda uma história de reviravoltas inacreditáveis. Daí se observa toda a sensatez do Kleber Lavor que descarta vitória de véspera.
Trabalho
Clodoaldo tem sido instrumento usado pelo Icasa para ´ matar´ seus jogos. Entra no instante favorável. Foi assim diante do Fortaleza, em Juazeiro, quando cavou e conseguiu a marcação de um pênalti. Contra o Ceará teve a oportunidade e quase marcou. Dá trabalho o Baixinho.
Aplicação
Gostei da atuação de Sérgio Manoel contra o Icasa, haja vista o empenho que teve. Dele os dois chutes de longa distância que resultaram em defesas espetaculares de Douglas. Não digo que Sérgio foi brilhante, mas, para quem há alguns dias perdera a alegria de jogar, fez bem a sua parte: com aplicação e alegria.
"Se o time vacilar em Juazeiro, poderá perder tudo. O jogo vai exigir muita atenção".
Douglas
Goleiro do Icasa