Matéria-507147

Novas observações

O destaque da rodada que começa hoje é o clássico Fortaleza x Ceará, que já foi alvo de observações feitas ontem neste espaço. Dos chamados jogos mais difíceis, o Ceará ganhou um clássico, 1 a 0 no Ferroviário. O Fortaleza também ganhou do Ferroviário por 4 a 3, mas perdeu para o Icasa, em Juazeiro, por 2 a 1. O Ceará só enfrentará o Icasa na oitava rodada. Com relação ao atual G-4, o Ceará sofreu goleada aplicada pelo Horizonte (5 a 1). O Fortaleza pegará o Horizonte apenas na última rodada do turno classificatório. Como a diferença entre o primeiro (Icasa, 14 pontos) e o quarto (Fortaleza, 11 pontos) é de apenas três pontos, o clássico de manhã tornou-se de extrema importância na definição de posições dos dois rivais. Ambos sabem que Quixadá e Itapipoca estão bem vivos na competição, de olho na última vaga. Ceará e Fortaleza pretendem abrir distância. Daí o maior significado do clássico.

Homenagem

Todos os aplausos para quem teve a idéia de, no clássico, promover uma homenagem às origens do dois clubes. Rio Branco e Stella representam o começo de tudo. Traduzem o ideal de desportistas que souberam alicerçar os caminhos que levaram aos times de hoje.

De volta

Arlindo Maracanã pronto para a luta. Ele, que já viveu tantos clássicos, terá o privilégio de retornar num dia de festa para o futebol cearense. Resta saber se, depois deste tempo todo sem atuar, sentirá a falta de ritmo, situação bastante comum, quando o atleta passa longo período assim.

Transporte

Mais um vez, o torcedor sério, sereno, fica prejudicado. Não haverá transporte extra porque os empresários temem mais prejuízos causados pelos vândalos. E assim estes vão impondo sua vontade. É a sociedade dominada pela ação de grupelhos. Pode?

Segurança

O aparelho policial ainda se mostra impotente para conter os grupos isolados. E se Fortaleza for escolhida sede de Copa do Mundo? Assim como está conseguindo melhorar a segurança com a Ronda do Quarteirão, bem se poderia pensar num sistema para conter os vândalos nos dias de jogos.

Quatro

Com a chegada de Carlos Alberto, o Leão tem agora quatro opções no ataque, ou seja, além dele, Rômulo, Tailson e Cleiton. No jogo aéreo, Cleiton é especialista. Rômulo também sabe concluir bem as bolas altas. Ótima para Silas.

Vice-liderança

O jogo para o Quixadá, hoje, em Juazeiro, é da mais alta importância. O Quixinha vai encarar o Guarani. Se o ´Canarinho do Sertão´ vencer, dormirá na vice-liderança com 13 pontos. O time de Cícero Ramalho reagiu de forma surpreendente e está de olho no G-4.

Ao vivo

A TV Diário mostrará, hoje, Guarani x Quixadá ao vivo, a partir de 16h20min. Narração de Luís Carlos Amaral, comentários de Sérgio Pinheiro e reportagens de Victor Hannover. O Guarani, como disse Daniel Frasson, ficou mais distante da vaga após perder para o Ceará, mas pode recuperar-se e brigar por ela.

Liderança

O Icasa, time de melhor campanha, previne-se contra surpresa coral. O Ferroviário estava perdendo de goleada do Fortaleza, reagiu e quase chegou aos 4 a 4. Isso despertou a atenção do técnico do Verdão, Play Freitas. Clássico no Cariri.

Recordando

Já que Fortaleza e Ceará resolveram buscar o passado no clássico de amanhã, recordo nomes que fizeram a história desde 1957, quando comecei a acompanhar o Campeonato Cearense: Zé Paulo (tricolor), Alexandre Nepomuceno (Ceará); Moésio (Fortaleza), Damasceno (Ceará).

Recordando II

Mesquita (Fortaleza), Ivan Roriz (Ceará); Croinha (Fortaleza), Gildo (Ceará); Bececê (Fortaleza), Expedito Chibata (Ceará); Renato (Fortaleza), Mauro Calixto (Ceará); Zé Augusto (Fortaleza), Ernane (Ceará); Mimi (Fortaleza); Marco Aurélio (Ceará).

Esporte no ar

A aviação desportiva cearense ganhou belo visual com a nova pintura do avião Rans S-9, do piloto (sanfoneiro voador) Waldonys. Wal optou pelo vermelho porque se destaca mais nas manobras. A pintura foi inspirada no avião do campeão norte-americano e ex-campeão mundial de acrobacias aéreas, Sean D. Tucker. Taí, de primeira, para você.

"Espero fazer aqui mais do que já apresentei no Maranguape e no Grêmio."

Carlos Alberto
Atacante contratado pelo Fortaleza